Anúncio
Será que ainda vale a pena investir em maquiagens importadas e caras? Esse artigo te ajuda a pensar suas escolhas na hora de gastar seu suado dinheirinho!
Nos últimos anos o mercado de beleza e maquiagem do Brasil cresceu muito. As redes sociais como Instagram e Tik Tok ajudaram a impulsionar esse mercado. Blogueiras fazendo tutoriais e challenges trouxeram as tendências de maquiagem da última década para o grande público. A demanda por maquiagens cresceu, e assim as marcas brasileiras e internacionais passaram por uma fase de crescimento. No exterior vimos grandes celebridades como Kylie Jenner, Rihanna e Selena Gomes lançando suas linhas de maquiagem. Já aqui no Brasil, diversas blogueiras se tornaram grandes empreendedoras ou embaixadoras de marcas de maquiagem. Blogueiras como Bruna Tavares, Bianca Andrade, Francine Ehlke, Mari Maria e Niina Secrets tem hoje suas próprias marcas ou linhas de maquiagem.
Anúncio
Dessa forma, é inegável que o universo da beleza e maquiagem do Brasil passou por enormes mudanças nos últimos anos, com diversas marcas e produtos trazendo uma nova perspectiva para esse nicho de mercado. Diante disso, fica a dúvida, com tantas marcas e produtos nacionais de baratinhos e de qualidade disponíveis, ainda vale a pena investir em maquiagens importadas e caras? Ao longo desse artigo vamos tentar responder essa pergunta.
Quando e porque as maquiagens importadas e caras se tornaram populares no Brasil?
O aumento da popularidade das maquiagens importadas no Brasil pode ser observado principalmente nos últimos dez anos.
Entre os fatores que contribuíram para esse fenômeno, destacam-se a globalização das tendências de beleza, o advento das redes sociais e a ascensão dos influenciadores digitais. A disseminação rápida de informações e o acesso facilitado a conteúdos de beleza online permitiram que os consumidores brasileiros descobrissem e se interessassem por marcas estrangeiras, muitas vezes associadas a produtos de alta qualidade e inovação.
Em 2010 a blogueira brasileira Camila Coelho fundou seu blog e seu canal do Youtube. Na época ela trabalhava como vendedora e seu objetivo era ensinar as suas clientes e conhecidas a se maquiarem. Camila fazia tutorias com o passo a passo das maquiagens, dava dicas de produtos de qualidade, e ensinava como aplicar e fazer diferentes estilos de maquiagem. A blogueira, morava nos EUA, e mostrava maquiagens de marcas como Mac, Dior, Benefit, Clinique, entre outras. Como uma das primeiras grandes blogueiras brasileiras, certamente Camila coelho teve um papel importante para ajudar a popularizar maquiagens importadas no Brasil.
O sucesso da blogueira Camila Coelho, foi pouco a pouco aumentando o interesse das pessoas e a aceitação desses produtos no mercado brasileiro. Entretanto, foi a partir de 2015, com o boom do Instagram, dos tutoriais e challenges de maquiagem que vimos um aumento ainda mais significativo no interesse das brasileiras por maquiagens gringas.
Além disso, a disponibilidade dessas maquiagens em lojas físicas e virtuais também aumentou. O que proporcionou maior acessibilidade aos consumidores interessados em experimentar produtos importados.
As maquiagens importadas e caras continuam populares?
Na última década, os consumidores brasileiros tornaram-se mais conscientes e exigentes em relação aos produtos de beleza. A percepção de qualidade superior, embalagens luxuosas e a variedade de tons disponíveis também foram fatores decisivos nesse movimento. Como resultado, as maquiagens importadas não apenas conquistaram espaço nas prateleiras das lojas, mas também se tornaram um símbolo de status e sofisticação no cenário da beleza brasileira.
A verdade é que a popularidade das maquiagens importadas continua em ascensão, destacando-se como uma tendência significativa no universo da beleza.
O mercado de maquiagens no Brasil cresceu muito, várias marcas ganharam notoriedade, a variedade e a qualidade dos produtos aumentou. Então porque as maquiagens importadas, que geralmente tem um preço mais elevado continuam despertando tanto interesse e ganhando espaço no mercado?
Alguns fatores explicam o sucesso dos produtos importados. Novidade, qualidade, e status.
Novidade:
Primeiramente que a maioria das tendências de maquiagem começam com celebridades em eventos e tapetes vermelhos pelo mundo a fora, ou com filmes e séries de TV, ou ainda em desfiles e editoriais de moda. Assim, é natural que as marcas internacionais estejam mais atualizadas com as tendências de maquiagem. Inclusive, algumas marcas que promovem desfiles e fazem a produção de celebridades em eventos de tapete vermelho, tem suas próprias linhas de maquiagem. Ou seja, algumas marcas internacionais são tão grandes e influentes que são capazes de criar suas próprias tendências de beleza.
Quando uma nova tendência de maquiagem aparece, é normal que algumas marcas precisem de um tempo para se atualizar e colocar produtos similares no mercado. Por exemplo, por volta de 2018 as sombras líquidas da marca americana “Stila” fizeram um tremendo sucesso nas redes sociais, pois tinham um brilho surpreendente, eram fáceis de aplicar e tinham boa durabilidade. Entretanto, quem quisesse um produto semelhante precisaria comprar o produto importado, pois a grande maioria das marcas nacionais não tinha produtos como esse. Foi somente depois que a tendência cresceu, que as marcas perceberam que havia demanda, e criaram produtos parecidos.
Qualidade:
Por mais que existam marcas nacionais incríveis, com produtos maravilhosos, a verdade é que muitos produtos baratinhos são uma verdadeira cilada.
Sombras e batons pouco pigmentados; delineadores que secam; bases que não tem durabilidade ou deixam a pele estranha; gel de sobrancelha que fica grudento, são alguns dos problemas que você simplesmente quer evitar na hora da maquiagem. É super chato comprar um produto e sentir que foi dinheiro jogado fora. Por mais que o investimento não tenha sido alto, ninguém gosta de perder seu suado dinheirinho.
Assim, depois que você compra uma série de produtos decepcionantes, os importados se tornam um objeto de desejo, e de certa forma uma “garantia” de que você está comprando um produto de qualidade. No final das contas pode ser mais interessante investir em uma boa paleta de sobras do que comprar uma dúzia de paletas de qualidade mediana ou duvidosa.
Vale ressaltar que vários produtos baratinhos disponíveis em lojas por aí, também são importados, de países como a China. Algumas marcas chinesas são muito populares e estão conquistando o público, é o caso da SheGlam, marca de maquiagem da Shein. Entretanto, é preciso ter cuidado, algumas marcas provenientes da China podem conter componentes perigosos para sua pele e sua saúde. Infelizmente, a china não parece ter um controle tão rigoroso sobre a produção de alguns produtos e isso abre margem para que ingredientes de má qualidade sejam utilizados.
Status:
Alguns produtos de maquiagem importados se tornam muito desejados, não necessariamente pela qualidade, mas por serem um verdadeiro símbolo de status. Se você duvida, talvez você ainda não tenha ouvido falar no famoso batom da marca Carolina Herrera que é um sucesso, e custa cerca de 400 reais, simplesmente porque tem uma embalagem belíssima e pode ser usado como chaveiro, veja:
Quando e porque investir em uma maquiagem importada e cara?
Agora que você já tem uma noção sobre alguns dos principais fatores gerais que impulsionam a compra de produtos importados. Vamos às dicas específicas para te ajudar a saber quando vale a pena ou não investir em produtos de maquiagens importadas e caras.
01 – Antes de sair comprando maquiagens caras analise seu estilo de maquiagem. Análise quais produtos você usa mais no seu dia a dia, e quais as maquiagens você usa mais para ocasiões especiais.
02 – Analise seu estilo de vida. Se você costuma ir a muitos eventos, festas, sair a noite talvez seja interessante investir em maquiagens para ocasiões especiais. Entretanto se sua vida social é pouco agitada, talvez seja mais interessante investir em maquiagens para o dia a dia. (Me coloco aqui como exemplo, por mais que eu goste de maquiagens diferentes e coloridas, não tenho uma vida social tão agitada. Então prefiro investir em maquiagens mais básicas)
03 – Pesquise e procure maquiagens nacionais. Antes de investir uma grana pesada em maquiagem importada pesquise sobre tipo de produto que você quer comprar. Como já mencionamos anteriormente o mercado nacional cresceu e melhorou muito na última década. Dependendo do produto é muito provável que você encontre ótimas opções nacionais com um preço bem mais acessível.
04 – Se planeje, invista no produto certo. Cada pessoa tem um estilo de se maquiar. Desse modo, para algumas pessoas um rímel poderoso faz toda diferença na maquiagem. Para outras pessoas, uma base leve e suave é o elemento principal da maquiagem. Para outras pessoas uma sobra pigmentadíssima é o que garante o sucesso. Então na hora de investir invista naquele produto que você considera que faz toda a diferença no seu estilo de se maquiar. Você não precisa ter uma necessaire recheada de importados, basta você ter os seus coringas!
O mercado nacional cada vez mais forte
Nesse artigo falamos muito das vantagens de ter alguns produtos importados para incrementar suas produções. Entretanto, como já mencionamos, não podemos ignorar ou deixar de exaltar nossas maquiagens nacionais. Atualmente já temos vários produtos nacionais com qualidade de importado. Temos até mesmo produtos nacionais melhores que muito importado caro. Então se agora você está sem grana pra investir em make cara, ou se você prefere investir sua grana em outras coisas, não se preocupe, nossos nacionais baratinhos arrasam muito!
Se conhecer é preciso
A verdade é que, o que me inspirou a escrever esse artigo foi minhas experiências particulares com maquiagem. Lá por 2015 comecei a me interessar mais por maquiagem. Até então eu usava batom, mas não tinha jeito para fazer aquele olho esfumado bonito que estava na moda. Na época comecei comprar produtos aleatórios, e alguns produtos que estavam na moda. Entretanto me arrependi de algumas compras. Me arrependi principalmente das paletas de sombras que comprei. Comprei várias pequenas paletas, mas nenhuma tinha qualidade. Então eu tinha uma necessaire cheia de produtos que não funcionavam pra mim. E o pior é que se eu tivesse economizado o dinheiro das paletas baratinhas, eu poderia ter comprado uma paleta de ótima qualidade que me atenderia muito bem. Isso fez eu entender a importância de me conhecer, conhecer meu estilo de maquiagem, meu estilo de vida e os produtos que fazem a diferença pra mim.
Cuidado com as resenhas
Muitas vezes as redes sociais, os influenciadores, a mídia, e o mercado nos fazem ter vontade de testar todos os produtos, e ter todos os tipos de maquiagem. Mas a realidade é que uma pessoa comum não precisa ter dezenas de paletas de sombras, batons e bases diferentes.
Aliás, é preciso ter muito cuidado com as famosas resenhas de influenciadoras. Obviamente existem influenciadoras extremamente profissionais e sinceras, e que podem nos ajudar muito a fazer boas escolas na hora de comprar nossos produtos. Entretanto, nem toda influenciadora tem prática ou técnica para avaliar produtos, de maneira que essa análise se torna muito subjetiva. Digo por experiência própria, mais de uma vez comprei produtos de maquiagem que estavam fazendo sucesso entre algumas blogueiras, mas que eu achei horríveis.
Então quando for ver resenhas procure influenciadoras sérias. Tenha em mente que algumas influenciadoras são patrocinadas por marcas, e que não podem falar mal dessas marcas publicamente. Analise se a influenciadora utilizou critérios objetivos para avaliar o produto. Avalie também se ela deu feedbacks sobre a performance do produto a longo prazo, afinal alguns produtos funcionam muito bem na hora que você passa, mas horas depois estão oxidados, desbotados, ou causam acne.
E você vai investir nas makes caras ou você é a rainha dos baratinhos? Deixe seu comentário contando pra gente qual produto de make faz toda a diferença na sua maquiagem. E qual a sua opinião, ainda vale a pena investir em maquiagens importadas e caras? Aproveita que está por aqui e veja outros artigos do nosso site!