Anúncio
Você investiu uma graninha naquela blusinha linda de lã tricô ou renda, mas na primeira vez que usou enroscou em alguma coisa e puxou fio. Isso já aconteceu comigo diversas vezes, e é muito possível que já tenha acontecido com você também. A lã, por ser um material delicado, pode facilmente sofrer danos como fios puxados, porem, com alguns cuidados simples é possível evitar ou diminuir as chances disso acontecer. Além disso, com técnica e o cuidado adequado é possível reparar esses danos e fios puxados sem comprometer a integridade da peça. Neste artigo, exploraremos métodos eficazes para corrigir fios soltos e manter suas blusas de lã bonitas e duráveis por mais tempo.
Como evitar puxar fios das roupas
As fibras de tricô, renda, e até alguns tecidos como viscose e linho podem enroscar em determinados objetos, puxar fios e danificar a peça. Entretanto, algumas dicas simples podem te ajudar a evitar que isso.
Anúncio
01 – Evite utilizar anéis e pulseiras
Quando for usar tricô ou renda evite anéis e pulseiras. Você está sempre mexendo as mãos e os braços e existe uma grande chance desses acessórios enroscarem na sua roupa, estragando o tecido.
Lembro de uma noite que usei um cardigan preto super coringa que eu tinha comprado a pouco tempo, e que combinava com praticamente tudo. Porem, assim que cheguei no barzinho com minhas amigas, o anel que eu estava usando enroscou no tricô e puxou fio. O tricô ficou arruinado! Então lembre-se, bijuterias nas mãos e braços, são inimigas dos seus tricôs.
02 – Evite calças com detalhes metálicos
Uma vez comprei um body de renda lindão, na primeira vez que provei ele enroscou no gancho do zíper da calça e puxou fio. Então o ideal é realmente evitar calças que tenham detalhes metálicos maiores
03 – Evite cintos
Acessórios como cintos são maravilhosos e dão um up no look, mas existem grandes chances da sua peça de renda ou tricô enroscar nas ferragens do cinto e puxar fios.
04 – Evite bolsas com muitos detalhes
Bolsas com aplicações de spikes, ilhós, zíper aparente, ou outros detalhes metálicos devem ser evitadas. Bolsas de palha e outras fibras naturais também podem destruir peças mais delicadas.
Lembro de uma ocasião que usei uma bolsinha de palha, e quando me dei conta a blusa de viscose que eu estava usando tinha sido completamente destruída. As fibras ásperas da palha roçavam contra o tecido e puxaram vários fios, infelizmente a blusa nunca mais foi a mesma!
O ideal é utilizar uma bolsa mais lisa, e de preferência sem zíper, ou com uma tampa, com idicado abaixo:
Como consertar fios puxados?
Apesar de todas as precauções é possível que uma roupa sua enrosque em alguma coisa e fique com fios puxados, neste caso ainda é possível tentar resgatar a peça com algumas das sugestões abaixo
01- Primeiramente tente colocar a trama novamente no lugar
Algumas vezes é possível consertar o estrago apenas esticando o tecido, tentando fazer com que os fios puxados retornem para o lugar.
No caso de tecidos como a viscose é possível lavar a peça com água fria, e tentar esticar o local danificado para ajudar a realinhar as fibras. A tendência é que com o frio as fibras do tecido fiquem mais comprimidas e voltem para o lugar.
02 – Não corte o fio puxado
Cortar o fio é pior, porque pode soltar a trama do tecido e abrir um verdadeiro buraco na sua roupa.
03 – Tente colocar o fio puxado no lado avesso da roupa
Essa técnica funciona principalmente com peças de lã. Já aconteceu comigo várias vezes de puxar fio em um tricô novinho. Então minha mãe me ensinou a empurrar o fio para a parte de dentro da blusa. Desse modo você consegue disfarçar a aparência do fio puxado.
Basta colocar o fio puxado do lado avesso da roupa. Se a trama for mais solta da pra fazer isso manualmente, se a trama for mais fechada utilize uma agulha de tricô um grampo de cabelo ou a ponta de um lápis.
E aí, conta para gente se você já conhecia essas técnicas e se alguma dessas dicas te ajudou a consertar suas roupas com fios puxados. Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Então comenta para a gente aprender também! Compartilha esse post com seus amigos para ajudar eles se livrarem dos fios puxados nas roupas!
Aproveite para conhecer nosso site, por aqui compartilhamos dicas e novidades sobre moda, beleza, entretenimento e muito mais!