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Atualmente a empresa Stanley é um fenômeno e fatura cerca de 750 milhões de dólares ao ano. Com tantos homens entusiastas do copo Stanley, para manter a cervejinha geladinha, talvez você nem imagine que o grande boom da marca só ocorreu quando ela parou para ouvir um grupo de mulheres e assim reformulou sua estratégia de mercado.
A primeira vez que ouvi falar de um copo Stanley foi em uma mesa de bar, cerca de dois anos atrás. Assim como eu, outras pessoas na mesa não sabiam do que se tratava. Porem, nosso colega falava do tal copo com tanto entusiasmo, que todos saímos de lá sabendo que havia um copo caro chamado Stanley ,que deixava a cerveja gelada por horas e horas, até mesmo no calor da praia. Esse foi meu primeiro, mas não último contato com uma testemunha do copo Stanley. Entretanto, daí de lá com a impressão de que esse era mais um daqueles produtos de homem hétero… mal eu sabia o quanto estava errada.
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As testemunhas do copo Stanley estão por todas as partes, na roda de amigos, no YouTube, nas redes sociais, ou nas salas de recepção de dentistas. Sempre haverá alguém contando sua experiência transcendental com seu copo magico. Porem, qual o segredo do grande sucesso desse copo? Alguns modelos, como os populares Stanley Quencher, chegam a custar mais de trezentos reais, mas não faltam pessoas dispostas a desembolsar esses valores para obter a mais nova edição limitada do copo Stanley.
Pois bem, foi graças a um grupo de mulheres americanas, que esses copos rivalizaram e se tornaram um fenômeno mundial. Venha entender essa história!
Breve histórico da Stanley
A Stanley já existia de 1913, portanto é uma empresa com mais de 100 anos de mercado. A empresa inovou ao ser uma das primeiras a criar garrafas térmicas revestidas de metal. Antes disso as garrafas térmicas era feitas apenas de vidro e portanto não eram resistentes e quebravam facilmente. Com isso, logo esses produtos se tornaram muito populares entre trabalhadores da construção civil, e também foi popular entre aviadores e soldados da segunda guerra mundial. Mais tarde, a empresa passou a ter como publico alvo esportistas e principalmente montanhistas. Durante muito tempo a empresa buscou vincular sua imagem a um estilo de vida aventureiro de atividades ao ar livre.
Entretanto, por décadas a empresa fabricava somente garrafas térmicas. Foi somente em 2007 que a marca lançou um modelo de cantil, e apenas em 2014 que lançou uma linha de copos. Porem, o maior sucesso da marca seria lançado somente em 2016, com a criação do modelo de copo Quencher.
Novo produto – Quencher se torna viral
Em 2016, a empresa Stanley lançou os modelos de copo Quencher, que possuíam uma tampa com canudo, uma alça para segurar, além de um formato com base mais fina, que permitia encaixa-lo perfeitamente em porta copos de veículos. Apesar da funcionalidade, o copo não foi um sucesso de vendas e em 2019 a empresa anunciou que descontinuaria o modelo de copo Quencher.
Entretanto, apesar de não ter alcançado grande popularidade, o copo Quencher havia conquistado algumas fãs influentes. Três mulheres Americanas, donas de um blog de resenhas de produtos e de compras online, chamado ‘The Buy Guide’ (guia de compras), se tornaram grandes entusiastas do produto assim que ele foi lançado. As criadoras do blog ‘The Buy Guide’, Linley Hutchinson; Ashlee Lesueur e Taylor Cannon, tinham certa influência entre seu público. Ashlee afirmou em entrevista que, sempre que falavam do copo Quencher em seu blog, o produto logo esgotava.
Desse modo, o blog tinha um bom nível de influência, mas seu público não era tão grande assim. Então em 2019 a Stanley decidiu parar de produzir o copo Quencher. Inconformadas, as blogueiras decidiram pedir ajuda e enviaram o produto para uma influenciadora maior, Emily Maynard Johnson. Emily também gostou muito do produto, e falou sobre ele em suas redes sociais.
Assim as fundadoras do blog ‘The Buy Guide’ conseguiram um acordo com a marca Stanley. Compraram 5 mil unidades do copo Quencher para revender em seu próprio site. Apenas cinco dias depois de colocar os copos a venda, o estoque esgotou completamente. Com isso, finalmente as blogueiras conseguiram provar que havia uma grande demanda daqueles produtos, por parte do público feminino. A partir de então, as blogueiras passaram a prestar uma espécie de consultoria para a Stanley, recomendando que a marca passasse a produzir os copos em novas cores, com mais apelo com o público feminino. Além disso, elas recomendaram que a marca modernizasse seu site, que era muito antigo e antiquado e realizasse mudanças nas estratégias de marketing.
Mudança de estratégia, mulheres revolucionaram a Stanley
Agora, com um produto viral em mãos os executivos da Stanley precisavam pensar em mudanças em suas estratégias de venda e marketing. No início os executivos da Stanley resistiram as mudanças. A Stanley vinha de uma longa tradição de produtos voltados para o público masculino, em cores como verde musgo e preto. Para os executivos da Stanley criar produtos em cores pastéis parecia uma mudança muito drástica na identidade da marca.
Entretanto, com a popularidade da marca aumentando, em 2020 a Stanley contratou um novo chefe de marketing, Terence Reilly. Terence havia acabado de sair da Crocs, uma marca que também passou por mudanças de branding e publico alvo, se beneficiando de mudanças no designer de seus produtos. Assim, Terence decidiu que seria benéfico para Stanley fazer um rebranding, lançando produtos em novas cores e com estratégias de marketing focadas no público feminino. Veja o vídeo que conta a história do desenvolvimento da Stanley como marca!
Estratégias de marketing da Stanley
- Parcerias com Influenciadores: A marca investe bastante em influenciadores de lifestyle.
- Geração de Conteúdo Gerado pelo Usuário: A empresa realizou o sonho de qualquer marca, seus produtos se tornaram virais e os próprios usuários passaram a produzir conteúdo de divulgação.
- Objeto de desejo: Por ser um produto caro, de qualidade, e um verdadeiro símbolo de status, os copos da Stanley se toraram objetos de desejo.
- Edições limitadas e produtos colecionáveis: Quem vê a marca hoje em dia lançando edições especiais de dia dos namorados, e em parceria com cantores, jogadores, e até com personagens como a Barbie, nem imagina que um dia os executivos da Stanley se opuseram ao lançamento de novas cores. Entretanto, a verdade é a marca percebeu que caso tornasse seus produtos colecionáveis, com algumas edições raras e limitadas, tornaria seu produto ainda mais interessante e desejado pelos consumidores. Afinal, ninguém precisa de mais de um copo térmico, a não ser que o copo seja também um item de coleção!
É isso aí pessoal, esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre a história da Stanley e percebido que Copo Stanley é sim coisa de mulher e não apenas mais um produto voltado ao padrão hétero top hahahahaha. Então aproveita e conheça mais do nosso site, por aqui sempre trazemos informação e novidades para você!