Anúncio
As gravações da segunda temporada da Série Sandman da Netflix iniciaram recentemente. Desse modo, em breve uma nova temporada da série chegará a plataforma. Mas você realmente conhece o universo que deu origem a série?
Apesar de ser um grande sucesso, Sandman tem um publico relativamente nichado. Sandman foi originalmente uma história em quadrinhos, publicada através do selo Vertigo, uma subdivisão da DC comics voltada para um público mais adulto, maduro e intelectual. Assim, apesar de ser uma das histórias em quadrinhos mais aclamadas e admiradas por quem conhece e aprecia o gênero, Sandman não é tão amplamente conhecida pelo grande público no Brasil. Por este motivo, nesse artigos traremos um apanhado com as principais informações para que você compreenda de uma vez por todas o incrível universo de Sandman.
Anúncio
A origem de Sandman – o autor e os quadrinhos
Sandman é uma série em quadrinhos escrita por Neil Gaiman, um autor muito prestigiado, conhecido pelos filmes, livros e quadrinhos que escreveu. Neil Gaiman é autor dos livros que deram origem a filmes como Coraline, Stardust, e também à série de TV Deuses Americanos, atualmente disponível na Amazon Prime. Porém, sem dúvida alguma, a obra mas importante, aclamada, e admirada de Neil Gaiman é Sandman.
Os quadrinhos de Sandman foram sucesso absoluto de público e de crítica. A série recebeu diversos prêmios, incluindo, por diversas vezes, o prêmio Eisner, um dos mais importantes do universo dos quadrinhos. Além disso, Sandman foi a primeira série em quadrinhos a entrar na lista de livros mais vendidos do jornal americano The New York Times.
A grafic novel Sandman foi originalmente publicada mensalmente, entre os anos de 1988 e 1996. Posteriormente, os 75 números da revista foram lançadas as versões compiladas e encadernadas, que reuniram todas as histórias publicadas até então.
O grande sucesso de Sandman, principalmente nos EUA, fez com que sempre se especulasse a possibilidade de se adaptar as histórias para a tv, ou cinema. Entretanto, por anos, o autor, Neil Gaiman passou anos recusando ofertas de adaptação para o cinemas, pois temia uma adaptação mal feita que não conseguisse retratar adequadamente seu fascinante universo de Sandman. Finalmente, em 2022 chegou a Netflix a tão esperada adaptação da série em quadrinhos.
Quem é Sandman ou Morpheus
A série da Netflix, nos apresenta Sandman, o senhor dos sonhos, também conhecido como “Morpheus” ou “Sonho”, que é a personificação do sonhos. Assim, a ideia é que todos os sonhos que a humanidade tem ou já teve emanam de Morpheus. Os sonhos que temos quando dormimos nada mais seriam do que uma projeção desse ente chamado Morpheus.
Sandman tem inspiração em uma criatura mítica do folclore escandinavo. Sandman aparece em diversos contos e histórias infantis escandinavos, como sendo um ser mágico que faz com que as pessoas durmam, e às inspira a ter bom sonhos, jogando areia sobre seus olhos durante a noite. Assim, passagem de Sandman é o que explicaria a presença de “areia” em nossos olhos pela manhã. Portanto, esse conto escandinavo ajudava a explicar a presença de ramela nos olhos pela manhã às crianças, que inspirou o personagem de Neil Gaiman. Isso explica o próprio nome do personagem, “Sandman”, significa literalmente “homem areia”.
O personagem Sandman também é conhecido como Morpheus, que na mitologia grega era filho de Hipnos, Deus do sonho. Nessa mitologia Morpheus era um metamorfo, capaz de assumir diversas formas humanas e ocupar os sonhos de quem quisesse.
Curiosidade: diferença entre a série e os quadrinhos:
No universo de Neil Gaiman, em princípio Sandman não é metamorfo, porém ele tem ciclos de vida, ele morre e renasce em diferentes corpos. Na série quando Sandman vai ao inferno para recuperar seu elmo, ele tem um encontro com “Nada”, um grande amor de “uma vida passada”, ou seja um amor de quando ele vivia em um corpo diferente. Na série Morpheus muda de forma quando tem seu encontro com nada, o que não acontece nos quadrinhos. Entretanto, é provável que essa transformação de aparência na série tenha sido um recurso narrativo, para facilitar a compreensão do público, sobre a relação dos personagens.
Os perpétuos
Antes de explicar os personagens que aparecem na série é preciso falar quem são os perpétuos. No universo dos quadrinhos criados por Neil Gaiman, sonho é um “perpétuo”, o que significa que ele é um ser imortal. Entretanto, sonho não é o único perpétuo, ele têm seis irmãos, totalizando sete seres imortais que representam aspectos comuns a humanidade, são eles: Sonho, Morte, Delírio, Desespero, Desejo, Destino e Destruição.
Nos quadrinhos, a história é bastante focada na trajetória de Morpheus, e maioria dos perpétuos aparece pouco. Morte, Desejo, são as mais presentes, na maioria dos arcos da história, Destino, Desespero e Delírio aparecem ocasionalmente, e Destruição aparece em pouquíssimos momentos pois vive em isolamento. Se você quiser compreender com mais sobre os perpétuos recomendamos, ler o artigo neste link, que explica em mais detalhes quem é cada um. Veja na imagem ao lado uma imagem dos irmãos nos quadrinhos:
O que é o sonhar
Na série da Netflix também apresenta o “Sonhar”, que é o local onde mora o Lorde Morpheus. Nos quadrinhos, o sonhar é um lugar, mas também é uma espécie de representação do estado emocional/mental do senhor dos sonhos. É por este motivo, que quando Morpheus é aprisionado por Roderick Burgess, o sonhar entra em decadência e começa ficar em ruinas.
Nos quadrinhos o sonhar tem diversos ambientes, como jardins, florestas, o castelo onde vive o Lord Mopheus, e também a casa dos mistérios onde vivem Abel e Caim. Além disso, o sonhar também é o lar de diversos animais e criaturas mitológicas como dragões. Assim, o sonhar é também uma espécie de cenário ou matéria prima para compor nossos sonhos quando dormimos.
Artefatos mágicos
A série mostra também os artefatos mágicos, que são como espécies de ferramentas de Morpheus, são elas um rubi, um elmo e uma bolsa de areia. Veja a imagem a seguir comparando imagens da série e dos quadrinhos:
Rubi: O rubi é ferramenta mais poderosa de Morpheus e tem a função de construir sonhos, criar espaços, ideias e personagens do sonhar, tornar sonhos reais e materiais e também controlar as pessoas alterando seus pensamentos, sentimentos e esperanças.
Elmo: O elmo contem a essência de Morpheus e permite que ele viaje entre diferentes dimensões. O elmo é também uma ferramenta de proteção e um símbolo de poder. Isso porque foi confeccionado por Morpheus a partir do crânio de um deus assassinado pelo lorde dos sonhos.
Bolsa de areia: A areia da sacola de Morpheus nunca se esgota, carrega sua essência e seus poderes. Ela tem o poder de colocar as pessoas para dormir, e controlar seus sonhos. Sandman pode provocar sonhos divertidos e cheios de fantasia, ou pesadelos amedrontadores e horripilantes. Além disso, pode também provocar sonos leves e um sono eterno como um coma.
Personagens de Sandman na primeira temporada da série
Sandman foi publicado em quadrinhos durante um período de praticamente 9 anos, então tem diversos arcos, histórias e dezenas de personagens. As HQs são extremamente ricas em referências à mitologia, história, literatura e cultura pop. Desse modo, diversos personagens que aparecem em Sandman são inspirados em pessoas reais, ou personagens já conhecidos do público. A seguir vamos comentar alguns dos personagens mais interessantes que apareceram na primeira temporada da série.
Perpétuos
A primeira temporada da série introduz alguns dos perpétuos, morte, desejo, desespero. Há informações que Destino, Delírio e Destruição aparecerão na segunda temporada da série.
Morte
Morte, é a irmã mais próxima de Morpheus e é a personificação da própria morte. A personagem é quem faz a passagem dos seres humanos entre a vida e a morte. Diferente do que poderia se esperar de um personagem que representa a morte personificada, no universo de Sandman, Morte é uma mulher doce, gentil, piedosa e muito empática com os seres humanos.
Em algumas passagens dos quadrinhos entendemos que em verdade, por mais que a Morte seja temida, em algumas circunstâncias ela pode ser um presente, afinal, sem elas estaríamos para sempre aprisionados em nossos corpos humanos. Um exemplo de uma dessas circunstâncias é a que acontece com Orfeu, filho de Sandman que tem sua cabeça decapitada, mas é imortal e continua existindo em uma condição terrível que mistura vida e morte. Ele se torna uma figura de sofrimento eterno, sem a paz que a morte completa poderia trazer.
Desejo
Desejo, é a personificação dos desejos humanos, ela tem uma aparência andrógina, e parece não ter gênero definido. Porém, alguns momentos desejo é referida com como “irmã” de Sandman, o que dá a entender que ela é mulher.
Desejo vive no reino Limiar, um lugar com a forma de corpo humano. Alguns afirmam que o limiar é uma estátua gigante e que Desejo fica no local de seu coração. Entretanto, nos quadrinhos o Limiar é mais como um grande corpo real mesmo, não necessariamente um corpo vivo ou independente, mas como parte da essência da própria personagem. A ideia é como se o desejo habitasse o coração e estivesse empreganado na carne.
Desespero
Desespero é a representação do desespero, do extremo sofrimento e miséria. Nos quadrinhos desespero é uma grande mulher nua, cheia de cortes e cicatrizes. Desespero tem uma aparência de desmazelo e uma personalidade altamente melancólica. Nos quadrinhos a personagem não desenvolve grandes diálogos, é quase como se a personagem estivesse perdida, e absorta em seu próprio universo solitário.
Habitantes do sonhar
Falaremos brevemente também sobre alguns dos habitantes do reino dos sonhos, o sonhar:
Lucien
Lucien é um dos principais habitantes do sonhar, ele vive no castelo de Sandman. Na série o personagem é uma mulher, Lucienne.
Lucien é o bibliotecário do castelo, e é responsável por manter a ordem no castelo e no sonhar quando lorde Morpheus está ausente.
Matthew
Matthew é outro habitante do sonhar, é o corvo mensageiro, espião, aliado e confidente de Morpheus.
Abel e Caim
Os personagens bíblicos Abel e Caim também são personagens que habitam o sonhar. Eles vivem na mansão dos mistérios, um lugar de transição entre o mundo real e o mundo dos sonhos. Abel tem uma personalidade quase infantil, inocente e gentil. Por outro lado Caim tem uma personalidade rabugenta e perversa.
Na bíblia Abel e Caim protagonizam o primeiro assassinato da humanidade. Na série, assim como nos quadrinhos, assistimos repetidamente Caim assassinando Caim.
Juntos, Caim e Abel representam o equilíbrio entre violência e submissão, entre o horror e o humor. Eles são uma metáfora para a natureza humana, na qual o sofrimento e o ciclo de agressão podem coexistir com o desejo de compreensão e perdão. Esses personagens também são um exemplo do modo como Neil Gaiman transforma figuras mitológicas e bíblicas em personagens complexos, imbuídos de significados profundos e de uma ironia sombria que é característica da série.
Corintio
Corintio é um pesadelo que habita o sonhar, e que escapa para o mundo real quando Sandman é aprisionado. A marca mais distintiva do Coríntio são os seus olhos – ou, melhor dizendo, a falta deles. Em vez de olhos normais, ele tem bocas em suas órbitas, que ele usa para se alimentar dos olhos de suas vítimas. Isso simboliza tanto a natureza predatória e parasítica de sua existência quanto uma cegueira moral. Ele vê o mundo de uma forma distorcida e cruel, desprovido de empatia ou compaixão, sendo, literalmente, uma figura que “devora” as almas e visões de suas vítimas.
No mundo real, Coríntio se torna uma figura quase mítica, atraindo seguidores e sendo venerado por cultos de assassinos e pessoas fascinadas pelo horror e pela violência. Portanto, isso reflete como o mal, por mais repulsivo que seja, pode ter um estranho poder de atração e de fascínio na psique humana, tornando-o uma personificação do prazer sombrio que algumas pessoas encontram em atos horrendos.
Amores de Sandman
Caliope: Em Sandman, Calíope é uma das musas da mitologia grega, especificamente a musa da poesia épica e da eloquência, e uma ex-amante de Morpheus, o Senhor dos Sonhos. Ela aparece em uma história sombria e profundamente reflexiva, que explora temas de criatividade, poder e opressão. Calíope representa a inspiração criativa, mas também carrega uma simbologia ligada à exploração e à objetificação de mulheres, além de abordar as consequências do abuso de poder.
Na trama, Calíope é aprisionada por um escritor chamado Erasmus Fry, que a explora para obter inspiração criativa e escrever livros de sucesso. Morpheus, ou Sonho, foi seu amante no passado, e juntos eles tiveram um filho, Orfeu. Esse relacionamento passado adiciona uma camada de complexidade emocional à história, pois quando Calíope finalmente consegue pedir ajuda a Morpheus, ele fica inicialmente hesitante. Mas, eventualmente, ele intervém e a liberta, punindo Madoc ao retirar completamente sua capacidade de criar, deixando-o com uma mente sobrecarregada de ideias, porém incapaz de expressá-las. Ao final, a libertação de Calíope simboliza a restauração de sua dignidade e de sua autonomia. Sua libertação serve como um lembrete de que a inspiração e a arte devem ser respeitadas e livres, sem serem forçadas ou violadas.
Nada: Nada era a rainha de uma antiga e próspera civilização africana e apaixonou-se por Morpheus, com quem viveu um intenso romance. No entanto, esse amor era proibido, pois ela, como mortal, uniu-se a uma entidade cósmica, o que quebrava as leis da natureza. Quando percebe as consequências de seu relacionamento com Morpheus, que inclui a destruição de seu povo, consumida pelo remorso Nada tira a própria vida. Ferido por seu orgulho e incapaz de aceitar a rejeição, Morpheus condena sua amada à uma eternidade no inferno.
Outros personagens e referências
John Dee
John Dee tem inspiração parcialmente pelo verdadeiro John Dee, um famoso astrônomo, matemático e ocultista inglês do século XVI. O John Dee real era conselheiro da Rainha Elizabeth I e tinha grande interesse pelo ocultismo e pela magia. No entanto, a versão de John Dee em Sandman é um personagem fictício, criado inicialmente para a DC Comics como Doutor Destino (Doctor Destiny), um antagonista da Liga da Justiça com habilidades para manipular os sonhos através de um rubi místico.
Constantine
Constantine é outro personagem já conhecido pelo público que aparece nas histórias em quadrinhos de Sandman. John Constantine tinha sua própria série de quadrinhos na Vertigo. Em 2005 teve uma adaptação para cinema, no qual o personagem é interpretado por Keanu Reeves.
Na série a Netflix fez algumas alterações substituindo John Constantine por Johanna Constantine. Nos quadrinhos Johanna Constantine é uma ancestral de John, que também é dotada com habilidades ocultistas. Entretanto, na série houve uma espécie de junção dos personagens.
Hob Gadling
Hob Gadling é um homem inglês do século XIV que decide, por vontade própria, nunca morrer. Ele acredita que a morte é uma escolha, e declara que não morrerá porque não vê necessidade nisso. Morpheus e sua irmã Morte escutam sua afirmação e decidem, por curiosidade, conceder-lhe imortalidade para ver quanto tempo ele realmente suportará viver.
A partir de então, Morpheus encontra Hob a cada cem anos para ver como ele está, levando à criação de uma amizade improvável e duradoura. Esses encontros revelam as mudanças que ocorreram na vida de Hob, bem como o impacto do tempo e da imortalidade sobre ele. Em suas conversas, Hob compartilha suas alegrias e tristezas, enquanto Morpheus observa e aprende sobre a experiência humana.
Barbie e Ken
Em uma clara referência a icônica boneca, em Sandman Barbie é uma representação do tipo de personagem que questiona sua identidade e papel em um mundo onde os sonhos e a realidade se entrelaçam. Ao longo da série, ela experimenta uma transformação significativa, passando de uma figura que pode ser vista como superficial para alguém que busca um propósito e uma compreensão mais profunda de si mesma.
É isso aí pessoal, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a compreender mais sobre o fascinante universo de Sandman criado por Neil Gaiman. Se você se interessa por filmes, séries, entretenimento em geral, além de moda, beleza, viagens e lifestile, você está no lugar certo, venha conhecer mais do nosso site!