Pular para o conteúdo
Início » Festa junina na caixa, passo a passo para fazer a sua

Festa junina na caixa, passo a passo para fazer a sua

Gray Text Example

Anúncio

Festas juninas são extremamente nostálgicas para nós brasileiros. A temporada de festas juninas é super popular em algumas regiões do país, e quase todas as escolas promovem anualmente as festas juninas. As comidinhas, as decorações, as músicas típicas dessas festas trazem um quentinho para o coração de nós brasileiros. Nos últimos anos, impulsionada pela pandemia surgiu a ideia da festa junina na caixa. A pandemia pode até ter passado, mas a tendência das festas juninas ainda continua porque é uma excelente ideia de confraternização simples mas deliciosa para compartilhar com a família, amigos, namorado, ou colegas de trabalho.

Ademais, você também pode transformar essa ideia em um negócio, e montar caixas para vender e fazer uma renda extra na época de festa junina. Então vamos ao passo a passo:

Gray Text Example

Anúncio

01 – Caixa de papelão

Se você for montar sua festa junina na caixa para você ou sua família pode reaproveitar caixas que recebeu com encomenda, ou pode pedir caixas de papelão no mercado. Por outro lado, caso você for fazer as caixas para vender, o ideal é comprar caixas novas em uma papelaria ou distribuidora. As caixas novinhas vão dar uma aparência mais profissional para o seu negócio, pois melhoram a estética e apresentação do seu produto. Escolha preferencialmente uma caixa como a do modelo abaixo, elas facilitam o acesso as comidas, são mais praticas e fáceis de decorar:

caixa de papelão

 

02 – materiais para decoração da festa junina na caixa

As festas junina tem um modelo de decoração e uma estética bem específica. Você pode usar fitinhas de cetim, tecido de chita, tecido xadrez, papel crepom, palha de milho ou palha de madeira, veja:

  • PALHA: você pode usar palha de madeira ou palha de milho para preencher o fundo da caixa:
palha de madeira

  • TECIDOS JUNINOS: você pode usar tecido xadrez ou tecido de chita para decorar a caixa ou decorar a embalagem dos alimentos. Tanto a chita quanto o tecido xadrez são relativamente baratos, e remetem as roupas típicas usadas nas festas. Contudo, você não precisa comprar muitos metros de tecido, eles vão ser usados apenas para fazer detalhes e mimos na sua caixa. Desse modo, tente comprar alguma variedade de cores e estampas de tecido, geralmente as lojas vendem cortes a partir de 50 cm!

 

  • FITA DE CETIM: Com a fita de cetim você também pode decorar a caixa e os doces, fazendo lacinhos ou usando para amarrar as embalagens. Escolha fitinhas de várias cores e com uma espessura mais fina, elas deixam os detalhes mais delicados e bonitos:
fita colorida
  • PAPEL CREPOM OU PAPEL SEDA: o papel seda pode ser usado para embalar algumas comidas e também para fazer as bandeirolas decorativas da caixa:
papel seda e crepom

 

  • BARBANTE E PALITO: você já deve ter visto algumas caixa junina na caixa com bandeirinhas penduradas. Essa decoração é opcional, você pode simplesmente colar as bandeirolas no barbante e colar na tampa. Entretanto se quiser deixar a caixa ainda mais diferente e incrementada você pode fazer os mini palanques de bandeirinhas com um palitinho de madeira. Veja o exemplo da terceira foto:

 

 

  • ELEMENTOS JUNINOS PRONTOS: se você não quiser recortar e montar as bandeirolas é possível encontra-las prontas. Também é possível utilizar chapeuzinhos de palha e girassóis artificiais para decorar sua caixa. É provável que você encontre esses materiais facilmente em algumas papelarias, armarinhos ou lojas de artesanato:

 

03 – Planeje como irá montar a festa junina na caixa

Uma vez que já comentamos rapidamente os materiais de decoração que você pode usar na sua festa junina na caixa vamos ver algumas inspirações de como decorar e montar sua caixa. Observe nas imagens de inspiração abaixo que existe uma variedade de formas de organizar e decorar a caixa. Algumas são mais incrementadas e outras mais simples, mas a maioria delas traz uma harmonia e são bonitas de olhar. Perceba ainda, que algumas usam cestinhos para organizar e separar os alimentos, outras utilizam caixinhas, potinhos ou saquinhos, tudo isso interfere no preço final da caixa e depende de qual será seu Público alvo.

 

 

04 – planeje as comidas que irá incluir na festa junina na caixa

As comidas são a parte mais importante da caixa, por isso é muito importante que além de saborosas elas estejam muito bem apresentadas. Assim, veja abaixo os gráficos que montamos com dicas, sugestões de comida, e ao final algumas ideias de receitinhas para você sua caixa!

 

 

05- Planeje o preço e a estratégia de vendas para sua festa junina na caixa

Essa tópico é para você que está pensando em montar a festa junina na caixa para vender. Temos algumas dicas para você, de como vender, negociar, estipular preço e um público alvo.

01 – venda e publico alvo

Entenda que sua estratégia de venda depende do seu público alvo. Digamos que você trabalha em uma grande empresa, você poderia falar com sua chefia e pedir autorização para enviar um e-mail geral para seus colegas oferecendo a festa junina na caixa. Ou caso você não trabalhe, poderia entrar em contato com uma empresa grande, explicar seu produto, e pedir pedir para divulgar a caixa para os funcionários daquela empresa. Além disso, dependendo da empresa, você pode até mesmo oferecer uma proposta coorporativa, algumas empresas costumam destinar uma verba para bonificações e brindes para funcionários. Imagine como seria legal se você conseguisse vender umas 50 caixas de uma única vez!

E claro, as redes sociais são uma ótima ferramenta para quem está realizando vendas. Portanto, você pode anunciar sua festa junina na caixa em grupos de Facebook da sua cidade, e também para sua própria rede de amigos. Além disso, pode também montar uma página no Facebook e utiliza-la para divulgar outros produtos e ideais que você venha a produzir no futuro.

02 – personalize seu produto e suas vendas

Se você for usar a estratégia de venda em redes sociais pode ser interessante criar algumas opções de caixa com valores e tamanhos diferentes. Por exemplo uma caixa para duas pessoas, e uma caixa para quatro pessoas. Ou ainda, uma caixa com mais variedade de produtos ou menos variedade. Assim, você pode abranger um publico maior, e vender caixas em diferentes faixas de preço.

Outra ideia, é deixar o cliente escolher o que vai na caixa. Você pode fazer uma lista de doces e salgados e deixar o cliente escolher dentre aquelas opções as que ele prefere. Por exemplo, você pode colocar na lista pó de moleque e doce de abobora, nem todo mundo gosta de abobora, e algumas pessoas podem ser alérgicas a amendoim. Algumas pessoas gostam de pipoca doce, outras preferem salgada. Algumas pessoas podem gostar de quentão, mas outras não ingerem álcool, e assim por diante… Portanto, pode ser bacana dar a opção para o cliente escolher entre as opções previamente estipuladas o que ela prefere receber na caixa.

03 – calcule bem o preço e as margens de lucro

O objetivo de desenvolver um trabalho tão minucioso é receber uma retribuição financeira por ele. Portanto, para ter certeza que terá uma boa margem de lucro, planeje com antecedência tudo que irá incluir na festa junina na caixa, e inclua no preço. Todo o material de decoração que elencamos no início desse artigo, toda a comida, os gastos que você terá com energia elétrica ou gás para assar os alimentos, e até mesmo a gasolina que você eventualmente use para fazer a entrega das caixas deve entrar no cálculo.

 

04 – Saiba negociar

Você estará investindo seu tempo e dinheiro para produzir as caixas, e é provável que você às venderá por encomenda. Então seria muito problemático se quando elas estivessem prontas a pessoa que fez a encomenda simplesmente sumisse ou desistisse da compra. Você pode evitar isso pedido um sinal ou adiantamento para reservar ou produzir a caixa.

No contexto atual, em que existem tantos golpes virtuais, se você fizer a venda online e a pessoa não te conhecer, é possível que fique desconfiada se você pedir o pagamento adiantado. Nesse caso, explique para o cliente que você também precisa de alguma segurança para garantir a encomenda e peça um sinal, um valor pequeno em torno de 10 a 20 reais, que serve como adiantamento, mas que não é devolvido caso a pessoa desista da compra.

06 – Receitas

Separamos para você duas receitinhas diferentes para incrementar sua caixa, uma de doce, e uma de salgado:

Receita 01 – Cuscuz recheado com carne e queijo coalho

ingredientes:

  • 1/2 kg de carne do sol
  • 2 cebolas roxas
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1/4 pimentão vermelho, amarelo e verde
  • 2 tomates maduros
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de cebolinha e coentro
  • 250 g de flocão de milho
  • Queijo coalho fatiado a gosto
  • 1 copo com água e uma pitada de sal
  • Pimenta do reino a gosto

Deixe a carne do sol de molho por até quatro horas, trocando a água de uma em uma hora. Em seguida, coloque-a em uma panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo. Quando iniciar a pressão, diminua o fogo e marque 40 minutos. Deixe esfriar e desfie. Pique o coentro, corte as cebolas, os tomates e os pimentões em tirinhas e reserve.

Leve ao fogo uma frigideira com azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione a carne desfiada, os pimentões, a manteiga e os tomates. Tempere com pimenta do reino e incorpore o coentro. Reserve. Coloque em um recipiente 250 g de flocão de milho e molhe com um copo americano de água e pitada de sol. Em seguida, misture bem e deixe descansar por até dez minutos. Em uma cuscuzeira, coloque uma porção da massa, uma camada de queijo coalho, outra de carne do sol desfiada e outra camada da massa de cuscuz. Finalmente, leve ao fogo por até dez minutos e está pronto!  – Fonte

Receita 02 – Cocada de abobora com coco fresco

Ingredientes:

  • 1 KILO DE ABOBORA MADURA BEM VERMELHA
  • 3 XICARAS DE AGUA
  • 1 COCO FRESCO RALADO GROSSO EM FIOS
  • CALDA
  • 3 XICARAS DE AÇUÇAR
  • 1 1/2 DE AGUA

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque a abobora e 3 xicaras de água e leve ao fogo.

Deixe cozinhar até que a água vaporar toda mexer até que desmanche

Calda:

Leve numa panela as 3 xicaras de açúcar com 11/2 de água

Deixe ferver até que fique em ponto de fio apague o fogo

Em seguida, junte com a abobora deixe cozinhar mais um pouco até que fique sem água, somente a calda mexendo sempre, junte o coco ralado

Deixe até que passando a colher no doce dê para ver o fundo da panela limpo.

Por fim, retire do fogo e faça as cocadinhas no tamanho que deseja, colocando em pedra mármore ou bandeja de vidro – fonte

 

E aí vai fazer sua festa junina na caixa? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente, então comente! Compartilhe esse artigo com aquela amiga ou parente que precisa de uma renda extra ou que ama uma festinha! Leia outros artigos do nosso blog!