Anúncio
Esse artigo é o primeiro de uma série pensada para você que curte viajar. Nosso objetivo é te apresentar os lugares mais legais e interessantes para conhecer por esse Brasil a fora. Nosso país tem uma natureza linda e um povo diversificado, a gente vive em uma verdadeira salada cultural. E essa série de artigos vai te apresentar os melhores roteiros e destinos para conhecer esse Brasilzão! O Rio Grande do Sul, assim como outras partes do Brasil tem várias opções de turismo, turismo aventura, turismo romântico, turismo histórico, turismo família… Então certamente você vai encontrar um roteiro que combina com você!
Vamos conhecer então algumas opções para viajar pelo Rio Grande do Sul:
Anúncio
01 – Parque Nacional de Aparados da Serra
O Rio grande do Sul tem alguns dos cânions mais bonitos do Brasil. Os principais cânions ficam nas cidades de Cambará do Sul e São José dos ausentes.
Primeiramente cabe dizer que há a possibilidade de fazer uma visita mais superficial aos cânions ou uma vista mais aventura. Assim, caso você esteja viajando com a família ou só de passagem pela região é possível fazer um tour pelo Parque Nacional de Aparados da Serra para ver os cânions de cima, por meio de mirantes. Entretanto, você também pode optar por passar alguns dias na região e fazer trilhas por dentro dos cânions. São duas experiências completamente diferentes!
A entrada do parque nacional de aparados da serra era gratuita até 2021, infelizmente depois disso uma empresa assumiu uma concessão e passou a cobrar entrada, que atualmente está em torno de 50 reais por pessoa.
Para quem decidir passar alguns dias na região é possível encontrar passeios de trilhas a pé, de bicicleta, a cavalo ou até mesmo fazer um passeio de balão sobre os cânions. Os passeios geralmente são organizados pelas próprias pousadas ou agências de turismo local. Entretanto, para fazer uma trilha geralmente é necessário estar acompanhado por um guia turístico local.
Para um passeio individual o valor sai em torno de 380 reais, dependendo do passeio e da agência. Entretanto se você estiver com um grupo maior também é possível fechar uma passeio para o grupo por um valor em torno de 1500 reais. Os Passeios de balão com duração de aproximadamente duas horas saem também custam em torno de 1500 para duas pessoas. Entretanto, como os cânions ficam em uma região de divisa do estado do RS e SC os passeios de balão são organizados e partem da cidade de Praia Grande em SC.
02 – Gramado, Canela e região
Esse passeio é um passeio bem mais romântico e família. A alta temporada em Gramado e Canela é o final de ano, quando as prefeituras e o comércio local se organizam para deixar a cidade em clima de natal, com muitas decorações, e inclusive organizam desfiles a apresentações natalinas. Além disso, a páscoa também é um período interessante para visitar a região.
O Rio Grande do Sul é um dos estados que melhor sabe como explorar o turismo, as cidades são muito limpas bonitas, as prefeituras investem no embelezamento das cidades e houveram vários investimentos particulares em infraestrutura. Portanto, não faltam opções de lazer, e simplesmente passear pelas ruas e praças da cidades já é bem agradável.
Então vejamos algumas opções de passeios:
Lago Negro
O lago negro lembra os parques e jardins europeus, isso se explica em partes porque as mudas dos pinheiros plantadas ao redor do lago foram trazidas diretamente da floresta negra da Alemanha, e é daí que vem o nome do parque. O local é muito encantador, rodeado por arvores muito verdes e flores de hortênsias. Além disso, você pode aproveitar para fazer um passeio de pedalinho ou fazer uma caminhada ao redor do lago.
Cachoeira do Caracol
A cachoeira do caracol localizada na cidade de Canela tem 131 metros de altura. A infraestrutura do local é muito boa, você pode aproveitar a visita e fazer um passeio de teleférico para chegar mais próximo a cachoeira. A paisagem é belíssima porque a cachoeira é cercada pela mata verde e abaixo do teleférico há uma plantação de hortênsias, deixando o cenário ainda mais mágico!
Outros parques e atrações:
Para ilustrar melhor outras atrações da região de gramado e canela fizemos os gráficos abaixo, veja:
Se estiver conhecendo a região de Gramado e Canela e estiver com tempo não perca a oportunidade de conhecer Nova Petrópolis e Teutônia. Estas são duas cidades que também são super charmosas e hospitaleiras para turistas!
03 – Torres
Torres no litoral norte do Rio Grande do sul é uma excelente pedida para quem ama praia natureza e belas paisagens. É um excelente destino turístico para aventureiros, famílias, casais e grupos de amigos, até porque é difícil quem não goste de praia. O parque estadual da Guarita é um conjunto de formações rochosas que formam falésias, que proporcionam uma bonita vista da paisagem e do oceano. Além disso, existem varias praias agradáveis na região, entre elas a praia da cal, praia da guarita, e praia paraíso.
04 – Vinícolas – Vale dos vinhedos
O Rio Grande do Sul concentra diversas vinícolas excelentes, em sua maioria concentradas no vale dos vinhedos que compreende as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Além disso, no vale dos vinhedos é possível visitar vinícolas e lojas de produtos coloniais, fazer degustações de vinhos e produtos locais, e apreciar a paisagem das plantações de uva. Na imagem abaixo temos respectivamente a vinícola Valduga, vinícola Salton e vinícola Miolo.
05 – Ruinas de São Miguel das Missões
O Sítio arqueológico de São Miguel das missões fica localizado na cidade de mesmo nome, localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Portanto, esta é uma atração turística mais afastada da capital gaúcha do que as demais que mostramos até agora. O templo principal do sítio é uma das construções mais antigas do Brasil que conseguiu resistir até os dias atuais. O templo é uma construção do período das missões jesuíticas, começou a ser construído em 1735 e demorou dez anos para ser finalizado. Essa é uma atração que tem chamado cada vez mais a atenção de turistas, pela beleza e por ter se tornado um símbolo da história do Rio Grande do Sul.
Desde 1978, todos os dias é realizado no local um espetáculo de luz e som com narração nas vozes de atores como Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira e Lima Duarte. O show conta a história dos povos guaranis e da formação das missões em São Miguel Arcanjo até sua desativação com as guerras guaraníticas. O espetáculo tem início ao anoitecer, por volta das 20 horas, e uma duração de aproximadamente de 50 minutos. – Fonte
06 – Ametista do Sul e Derrubadas
Esse é um destino para quem gosta de ver coisas diferentes e interessantes. Em ametista do sul é possível visitar minas de extração de pedra ametista, a igreja local que tem as paredes completamente cobertas por pedras ametistas. Além disso, há um restaurante e uma piscina subterrâneos, construídos em um mina desativada de ametistas.
Quem visita Ametista do Sul pode aproveitar para conhecer o salto Yucumã na cidade de derrubas. O salto de Yucumã chega a atingir 1800 metros de comprimento, e é considerado um dos maiores saltos longitudinais do mundo; veja:
07 – Águas Termais – Machadinho
O Rio Grande do Sul tem também fontes de água termal com uma boa infraestrutura. O resort de águas termais de Machadinho conta com piscinas, quadra de tênis, pista de boliche, spa, e outras opções de entretenimento e diversão:
08 – Porto Alegre
A capital gaúcha não é necessariamente conhecida por ser uma cidade turística, mas a cidade tem sim seu charme e algumas atrações muito interessantes. A primeira que gostaríamos de indicar á o museu tecnológico interativo da PUCRS. É um dos poucos museus do gênero em toda a América Latina, e é um museu que busca ensinar ciência de maneira divertida, por meio de engenhocas interativas que aplicam conceitos de física, química, biologia e matemática. Esse museu é realmente muito divertido e diferenciado, mas ele costuma fechar em feriados e recessos, então caso planeje visita-lo consulte com antecedência a agenda e horários do museu.
Outro passeio interessante é no parque moinhos de vento, ou parcão. É um local bastante frequentado pelos locais para aproveitar os dias ensolarados e momentos de lazer e tem um clima bem agradável.
Essa foi a seleção que fizemos dos melhores roteiros turísticos para fazer no Rio Grande do Sul. Ficou animada para conhecer algum desses lugares? Então conta pra gente e compartilha esse post com outras pessoas que amam viajar! Aproveite e conheça mais nosso blog, lendo outros artigos!