Anúncio
A decoração minimalista tem se tornado mais populares nos últimos anos. Se você é como eu, e cresceu em uma casa cheia de bibelôs, porta retratos e guardanapinhos de renda, é provável que as casas com um conceito minimalista te transmitam uma certa paz, e tranquilidade. Afinal, as decorações minimalistas são um contraponto às decorações mais tradicionais que traziam um excesso de informações.
Anúncio
Mas afinal, qual o conceito de decoração minimalista
Os princípios gerais do minimalismo são funcionalidade, simplicidade e qualidade. Vamos comentar brevemente sobre cada um desses princípios do minimalismo e como eles se aplicam na decoração:
funcionalidade
Funcionalidade na decoração nada mais é do que a noção de que tudo em um ambiente deve cumprir uma finalidade. Partindo desse princípio, não faria sentido encher sua sala com sofás gigantes, se um único sofá for o suficiente para atender suas necessidades práticas. Também não faria sentido encher o ambiente de móveis que não precisam necessariamente estar ali. Do mesmo modo, não há a menor necessidade de encher a casa com objetos decorativos, uma vez que alguns poucos elementos decorativos são o suficiente para deixar o ambiente bonito. Funcionalidade na decoração, traz em si a ideia de manter apenas aquilo que for útil e essencial para o ambiente.
Simplicidade
A simplicidade está muito ligada a ideia de funcionalidade, de não trazer elementos desnecessários para o ambiente. Além disso, simplicidade também envolve fazer a escolha de itens de decoração sem muitos detalhes ou informações. Optar por móveis em um estilo mais moderno ou sem muitos detalhes.
Qualidade
Esse princípio está ligado a ideia de buscar móveis e itens de decoração de qualidade. No minimalismo, você não precisa investir em muitas coisas, você precisa investir em poucas coisas com uma qualidade boa. Qualidade não quer dizer necessariamente que você precisa comprar coisas caras, o que você precisa avaliar é o material e o acabamento. Você deve analisar se o que você está comprando terá uma boa durabilidade, e estar atenta aos detalhes, para ver se sua aquisição elevará o ambiente.
Decoração minimalista com personalidade
É possível deixar o ambiente mais aconchegante e divertido, mantendo a sobriedade do estilo minimalista, veja nossas dicas:
01 – Elementos decorativos básicos
Mesmo em uma decoração mais minimalista existem elementos decorativos que são básicos para deixar a decoração mais aconchegante, para uma sala alguns desses elementos são: tapete, cortina, luminária, almofadas, e quadros. Você não precisa necessariamente utilizar todos esses elementos, mas são alguns deles que deixam o ambiente com jeitinho de casa. Algo muito clean pode deixar sua sala com cara de recepção de consultório médico, e não é isso que você quer.
02 – Adicione pontos de cor
Você pode escolher uma paleta de cores, ou simplesmente escolher um tom de cor da sua preferência e adicionar pontos dessa cor na sua decoração. Você pode escolher fazer uma parede de uma cor diferente, ou escolher um móvel colorido, ou ainda pode trazer um tapete, uma cortina, ou almofadas coloridas. Se você optar por fazer uma parede colorida tenha certeza que é uma cor que você realmente gosta e da qual você não irá enjoar logo. Por outro, lado a vantagem de colocar pontos de cor em itens de decoração como tapetes, cortinas e almofadas é que você pode troca-los com mais frequência. Uma semana você deixa a decoração azul, na semana seguinte verde… e assim por diante. Veja as inspirações que selecionamos para você:
Verde:
Azul:
Rosa:
Pontos de cor em amarelo:
03 – Acione texturas
As texturas podem vir por meio de um papel de parede, uma parede sem revestimento, um mosaico de pedras, um porcelanato, ou ainda um painel ripado… são várias opções. As texturas são uma forma de decoração que traz uma beleza para o ambiente, sem deixa-lo carregado ou com muita informação. Veja as inspirações que selecionamos para você:
Boiserie:
Ripado:
Tijolo sem revestimento e mosaico de pedra:
Papel de parede e porcelanato com textura:
04 – Traga pinceladas de estéticas marcantes para sua decoração minimalista
Não é porque você quer um ambiente clean que você não pode trazer ou ou outro elemento de uma outra estética. Trazer um elemento rústico, ou mais clássico, ou com inspiração medieval, ou com inspiração em culturas orientais por exemplo, vai deixar o ambiente mais interessante e com mais personalidade.
Observe a imagem abaixo e perceba como o lustre apesar de simples tem uma estética em um estilo meio vintage, remetendo um pouco a um lampião. Perceba como o lustre se destaca, e dá um tom de elegância mais clássica para a sala.
Além de lustres, aposte em ideais como essas:
Mesa em estilo rústico, moldura vintage colorida, poltronas com design diferenciado:
05 – Estampas ou padrões geométricos
Você pode adicionar uma poltrona, um tapete, uma almofada, estampada ou com padrão geométrico. Use esses elementos de forma moderada, e você terá um ambiente minimalista mas ao mesmo tempo divertido e moderno. Os geométricos podem aparecer também em forma de texturas ou pinturas nas paredes, como vimos no tópico sobre texturas.
Geométrico na textura da parede e nos tapetes:
Equilíbrio é tudo na decoração minimalista
Fizemos um compilado com ideias para deixar sua casa mais estilosa, mas cabe a você escolher as melhores opções para você. Pense direitinho nas combinações que pode fazer para deixar sua decoração minimalista mais criativa e com o seu jeitinho.
Gostou das dicas? compartilhe com sua amiga que também está mudando a decoração. Aproveita que está por aqui e leia outros artigos da nossa página!