Anúncio
Algumas das séries das séries das quais iremos falar parecem não ter absolutamente nada a ver com moda. Entretanto vamos te provar que elas causaram um impacto cultural e consequentemente exerceram muita influência na moda atual. Além disso, a revista americana Harper´s Bazaar apontou que durante a pandemia houve um interesse crescente por estilos com inspiração nas séries, uma vez que es pessoas passaram meses em quarentena e as séries eram algumas das poucas distrações disponíveis. Sem mais delongas, vamos ver quais séries influenciaram a moda recente:
Anúncio
Anne with an E
Aposto que essa série estar nessa lista te surpreendeu! Sim, Anne with an E exerceu uma grande influência em tendências de moda recentes. Quisemos começar falando justamente sobre essa série porque se você já assistiu ou ouviu falar sobre ela, você sabe que essa é uma série que passa longe de falar sobre qualquer assunto relacionado com moda. Então você deve estar se perguntando como essa série pode ter influenciado a moda, se ela nem mesmo traz looks tão marcantes durante a maioria dos episódios, e Anne passa as primeiras temporadas inteiras usando o mesmo vestido.
Bom, o sucesso dessa série inspirou e alavancou uma das aesthetics mais populares da atualidade, a “cottagecore”. Depois de assistir “Anne wich an e” as pessoas se sentiam tão tocadas e inspiradas pela história de Anne que queriam se sentir mais próximas desse universo, e passaram a buscar roupas inspiradas no estilo da série.
Além disso, há quem diga inclusive que Anne teve influência na tendência das mangas bufantes, uma das maiores tendências dos últimos anos. Quem assistiu a série sabe que Anne era completamente apaixonada pelas mangas bufantes, e um dos seus sonhos era ter um belo vestido de mangas bufantes. A própria revista Vogue publicou em 2017 um artigo intitulado “Anne de Green Gables é a musa fashion que precisamos agora” Esse artigo tem um tom de humor mas comentava brevemente sobre o início da tendência das Mangas bufantes que na época ainda estava surgindo nas coleções das grandes marcas como Dior.
O fato é que mesmo sem querer Anne causou sim um impacto na moda e nos nossos corações!
Bridgetown
Seguindo a linha das séries de época, temos a série Bridgertow que conquistou o publico por ser inusitada, como uma espécie de “Gossip Girl” da era vitoriana. A série acompanha a jornada de jovens mulheres da era vitoriana em busca de amor e status social.
A série foi um sucesso e não demorou para os espartilhos e corsets se tornarem uma das maiores tendências dos ultimos anos. Além disso, os vestidos com manguinhas bufantes e de tecidos acetinados também chegaram fortíssimos. A série inspirou uma aesthetics que alguns chamam de “Regency core”
De acordo com o e-bay UK logo após a estreia da série Bridgetown foi registrado um aumento de 39% nas buscas de corsets e espartilhos, 37% nas buscas por tops de renda, 26% na busca de vestidos de mangas bufantes, e 25% na busca por tiaras. E mais, a influência de Bridgertom se estende também para itens de decoração em estilo antigo, cujas buscas também aumentaram significativamente depois da primeira temporada da série.
Entretanto, para quem imaginou que a influência da série seria passageira, se engana, pois a segunda temporada parece ter causado ainda mais impacto. De acordo com o agregador de e-commerce Love the Sales após a estreia da segunda temporada de Bridgerton as buscas por vestidos de estampa floral aumentaram 146%. As buscas por jaquetas cropped aumentaram 96%, e a busca por vestidos vestidos em estilo vitoriano aumentou em 84%. E por fim, as buscas por tiaras, luvas de seda e luvas de opera tiveram um aumento de 63%. – Fonte
Contra fatos e números não há argumentos, Bridgerton é um fenômeno do entretenimento e da moda também!
Pam e Tommy
Mudando da água para o vinho, vamos agora falar de Pam e Tommy. A série é inspirada no conturbado romance vivido pela atriz Pamela Anderson com o Baterista Tommy Lee durante os anos 90. A minissérie tem apenas uma temporada e foi estrelada pela lindíssima e talentosa Lily James, que inclusive foi indicada ao Emmy pelo papel. Os figurinos e caracterização da série foram um arraso, e reproduziram diversos looks icônicos de Pamela nos anos 90.
O sucesso da série reacendeu o interesse pelo estilo de Pamela Anderson, que com seu estilo sexy e casual já tinha tido muita influência na moda nos anos 90. Atualmente fala-se em “Pamcore”, sim uma aesthetics que tem se desenvolvido a partir da série e inclui vestidos justos, decotes, shortinhos e muito jeans.
Como já dissemos, a série reproduziu looks usados por Pamela nos anos 90, entre eles o icônico maiô vermelho ousado na série Baywatch. Se você é antenada, talvez tenha percebido que os maiôs cavados, com uma modelagem mais simples e bem parecidos com o que aparece na série, estão super em alta. A marca “Skims” de Kim Kardashian foi uma das marcas que trouxe essa modelagem. Kim Kardashian se mostrou super fã da tendência Pamcore, logo não seria errado supor que ela tenha se inspirado nessa tendência também para desenvolver sua linha de roupas de banho.
The Crown
The Crown é a série que percorre a história recente da família real britânica, contando os dramas e intrigas dos bastidores da realeza. As últimas duas temporadas de The Crown introduziram a personagem da Princesa Diana. Diana foi um grande ícone fashion e a aparição de sua personagem na série, reproduzindo alguns de seus looks mais famosos, reascendeu o interesse por seu estilo.
Revistas como a Vogue passaram a trazer novamente as referências de estilo de Diana, destacando principalmente inspirações em seu estilo esportivo. Além disso, a série pode ter influenciado o retorno de estéticas como a “old money”, uma vez que Diana, por razões óbvias, trazia muito dessa estética em suas produções.
Wandinha
Antes da série a fantasia de Wandinha já era relativamente popular no halloween. Entretanto, após a série Wandinha deixou de ser apenas uma inspiração para fantasias, e passou a ser uma inspiração fashion. Diversas revistas gringas importantes como Vogue, Cosmopolitan e Vanity Fair, publicaram artigos com ideias para reproduzir os looks da Wandinha.
Talvez você não tenha percebido que alguns dos looks usados por Jenna Ortega para interpretar Wandinha eram de grifes famosas como a Prada. Na maioria dos looks Wandinha usa as famosas botas de combate, ou os mocassins tratorados da Prada. Tanto que a Vogue chegou a definir Wandinha como “the ultimate prada girl”, algo que podemos traduzir como “a derradeira garota prada”
Wandinha tem um estilo mais gótico, mas traz também elementos mais clássicos como camisas e coletes. Além disso, ela também usa peças mais modernas como jaquetas oversized e tênis de plataforma. O fato é que a série Wandinha teve sim um impacto e influência na moda recente.
Stranger Things
Stranger things é uma série cuja história se passa nos anos 80. Coincidência ou não, após a terceira temporada da série em 2019, a calça mom Jeans voltou com tudo! Foi a partir da terceira terceira temporada que Eleven, a personagem principal da série, desperta seu lado mais fashionista, e apresenta para o público diversos looks inspirados nos anos 80.
Assim, temos vários indícios para acreditar que stranger things, uma das séries de maior audiência da Netflix, teve influência no resgate de algumas tendências dos anos 80 como a Mom Jeans, os sneakers e acessórios como scrunchies de cabelo.
Euphoria
Euphoria é uma série de 2019 que acompanha a trajetória de adolescentes enfrentando todas as dificuldades dessa fase e lidando com dramas e diversas questões pessoais. A primeira temporada já tinha uma estética marcante, e as maquiagens gráficas, coloridas e gliterinadas das personagens logo viraram uma tendência.
Entretanto, foi na segunda temporada que personagens como Maddy trouxeram ainda mais forte uma estética U2K. Uma das tendências que foi inquestionavelmente impulsionada pela série foi o cut out. Após Maddy usar uma calça com modelagem cut out durante praticamente um episódio inteiro, essa modelagem marcante se tornou uma tendência muito mais forte. Na série Maddy usou uma versão mais ousada, com um recorte bastante cavado, mas entre as fashionistas se popularizou uma versão mais comportada, com o cut out nas calças jeans, na região dos bolsos frontais, como na segunda fotografia abaixo.
O fato é que, reproduzir looks inspirados em Euphoria se tornou uma trend no Tik Tok, logo é inegável a influência dessa série para criar e impulsionar tendências de moda.
Emilly em Paris
Uma das tendências mais fortes de 2022 foi o estilo dopamina, que consiste basicamente em misturar diversas cores, estampas e texturas para criar um look harmônico porém super diferente e divertido. E não tem como negar, a principal responsáveis por fazer esse estilo bombar foi nossa querida Emilly, da série Emilly em Paris. Os looks da série causaram alvoroço entre as fashionistas que ficaram babando nos looks diferentões e super grifados apresentados na série.
A segunda temporada da série estreou no finalzinho de 2021, e em 2022 a tendência dopamina chegou com tudo. Portanto é inegável que a série teve uma super influência no surgimento dessa tendência. A tendência só não veio mais forte antes, ainda na primeira temporada da série, porque inicialmente alguns fashionistas questionaram o estilo Emilly, considerando seu estilo muito imaturo e meio cafona. Entretanto, na segunda temporada a figurinista da série fez alguns ajustes e elevou o estilo da personagem. Desse modo, o povo já não teve mais desculpas para não se jogar no mega colorido cheio de brilhos e texturas inspirado no universo de Emilly em Paris.
Conta pra gente, você sabia que essas séries influenciaram a moda? Você inspira nos looks dos personagens da sua série favorita? Compartilha esse artigo com sua amiga que ama ficar antenada na moda e ama séries! Aproveita que está por aqui e leia outros artigos do nosso blog!