Pular para o conteúdo
Início » Boiserie: faça você mesma uma parede com textura

Boiserie: faça você mesma uma parede com textura

Gray Text Example

Anúncio

Já falamos aqui no blog sobre como adicionar texturas, é uma maneira de deixar a decoração mais bonita e interessante. Entretanto, nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre um tipo específico de textura a Boiserie. Boiserie é um estilo de decoração clássica francesa, e quando surgiu consistia na aplicação de molduras de madeiras nas paredes. Esse tipo de decoração era encontrado principalmente nas casas e palácios da nobreza, mas com o tempo se popularizou.

Mas vamos ao que interessa, como é possível usar a técnica da Boiserie para fazer uma decoração na sua casa? Que tipos de decoração é possível criar? Quais materiais utilizar? Como fazer sua própria parede texturizada? Continue com a gente para saber as respostas para essas perguntas.

Gray Text Example

Anúncio

Modelos de textura com técnica Boiserie

É possível fazer as clássicas molduras inspiradas na decoração francesa:

Também é possível criar padrões geométricos diversos, dá só uma olhada nos modelos lindos que selecionamos para você se inspirar:

Boiserie textura geométrica nas paredes

 

Boiserie textura geométrica nas paredes
Boiserie textura geométrica nas paredes

Materiais necessários para fazer uma parede texturizada com a técnica Boiserie:

O material mais importante para criar uma parede texturizada como essas é chamada de rodameio. O rodameio é geralmente encontrado em lojas de materiais de construção, ele pode ser encontrado em diversas espessuras diferentes e também em materiais mais rígidos ou materiais mais flexíveis. Vamos dar uma olhada nas principais formas de rodameio que você encontra nas lojas atualmente:

Tipos de Rodameio:

Quanto ao tipo de textura:

Rodameio Liso: é o ideal para quando você quer fazer uma parede com desenhos geométricos com um estilo mais moderno.

rodameio reto para aplicar nas paredes

Rodameio Frisado: tem um toque mais clássico, é ideal para fazer as molduras de parede e divisórias de cor.

 

Quanto ao tipo de material:

Rodameio de EVA: O rodameio de EVA é flexível, dobrável, pode ser usado para fazer alguns desenhos levemente arredondados. Além disso, geralmente o rodameio de EVA é alto colante, vem com uma cola no verso, de modo que basta aplica-lo no local desejado. Portanto é o mais prático de se trabalhar.

rodameio de EVA para aplicar nas paredes bioserie texturas molduras

Rodameio MDF: O MDF é um material que imita a madeira, comumente utilizado na produção de móveis, feito a base de fibra de celulose, fibras sintéticas e processos físico-químicos com pressão e calor. Portanto é um material mais rígido e talvez por isso um pouco mais difícil de trabalhar, apesar disso, em alguns casos esse rodameio pode dar um acabamento melhor para o trabalho.

rodameio de MDF para aplicar nas paredes bioserie texturas molduras

Rodameio poliestireno: O polietireno é uma resina termoplástica produzia a partir de petróleo. Também é rígida, e é mais indicado para ambientes com umidade, uma vez que o MDF tem tendência a estufar e estragar na presença de umidade persistente, e o poliestireno por ser um tipo de isopor não estraga tão facilmente.

 

Mãos a obra: como fazer a parede texturizada

Se planeje, antes de começar o trabalho escolha a parede que pretende trabalhar e também padrão de desenho que quer fazer. O O rodameio é vendido por metro, e algumas vezes em rolo, então tire as medidas da parede, e faça uma estimativa de quanto material vai precisar para fazer o modelo de textura que deseja.

Quando já estiver com o material em mãos você pode começar a fazer as marcações a lápis na parede, para determinar com exatidão onde vai aplicar o rodameio. Utilize uma trena para medir a distância correta entre as peças que irá aplicar, e tente fazer marcações corretas, pois são elas que vão te guiar na hora de colar as peças.

Corte das peças:

Caso tenha optado pelo rodameio de EVA, um estilete será suficiente para fazer o corte do material. Caso opte pelo rodameio de MDF ou poliestireno será necessária uma serrinha manual.

Dependendo do desenho que você queira criar, pode ser necessário fazer cortes retos ou cortes em 45 graus. nesse caso utilize um gabarito de 45 graus para fazer os cortes. O vídeo abaixo mostra o passo a passo para fazer os cortes:

Colagem e pintura:

Depois que já tiver feito os cortes e marcações na parede você iniciará o processo de colagem do rodameio. No caso do rodameio de EVA, a maioria deles já é autocolante. Por outro lado, no caso dos rodameios de MDF e poliestireno será necessário usar uma cola específica, encontrada em lojas de materiais de construção. Então basta ir nas lojas de construção de pedir cola de roda pé ou rodameio!

Tenha calma na hora de encaixar as peças, tente deixar tudo bem retinho, pois lembre-se que a beleza dos padrões geométricos é justamente a simetria.

Faça você mesma parede com textura decoração boiserie

Quando você terminar de aplicar as peças você pode pinta-las. Se quiser dar contraste pinte de uma cor diferente da parede. Por outro lado, se sua intenção era apenas dar textura para a parede, você pode pintar a Boiserie da mesma cor da parede ou com um tom parecido.

O que você achou dessa técnica de decoração? Conta pra gente, você já usou essa técnica? Vai tentar fazer uma parede texturizada? Manda esse artigo pra sua amiga que também ama decoração ou que está construindo ou reformando a casa! Então aproveita que está por aqui e veja outros artigos do nosso blog!