Anúncio
Testei aparelho de luz intensa pulsada, e te conto tudo!
Primeiramente, o que é o IPL ou luz intensa pulsada ?
O IPL é uma tecnologia que emite feixes de luz em várias direções, gerando calor na região tratada. Segundo um estudo publicado na revista Archives of Dermatological Research, em média, houve uma redução de 50% nos pelos em todas os casos analisados. Segundo o estudo, entre os aparelhos analisados, os de luz intensa pulsada foram os que mais se destacaram entre os vários tipos.
Anúncio
No entanto é importante ressaltar que o resultado de dispositivos caseiros é ligeiramente inferior ao alcançado pelos aparelhos usados em clínicas de estética, tanto por uma questão de tecnologia quanto pelo conhecimento e experiência do profissional aplica as sessões. Assim, para alcançar o resultado desejado, você precisará utilizar o aparelho mais vezes do que precisaria, se estivesse fazendo a depilação em uma clínica.
Escolha do aparelho
Existem muitos aparelhos de luz intensa pulsada disponíveis no mercado, portanto o primeiro passo foi pesquisar quais são as características, vantagens e desvantagens de cada um. Acho que devo ter passado ao menos umas 10h pesquisando e lendo sobre os melhores aparelhos disponíveis no mercado Americano (onde ia comprar meu aparelho) e vendo vídeos sobre experiencias de outras usuárias.
No meu caso optei por um aparelho da marca IMENE que tem 500 mil pulsos, 5 níveis de potência, função compressa de gelo e função disparos automáticos. Esse aparelho funciona bem com pelos louros médios a pretos e pele branca até morena clara. O aparelho promete eliminar até 92% dos pelos entre 9 e 12 semanas. As avaliações que vi foram bem positivos e também veio a calhar que o aparelho entrou em promoção na Black Friday e acabei conseguindo um bom desconto. O preço do aparelho atualmente é de 200 dólares.
Conselhos
Pesquise muito bem antes de comprar, leia artigos ou veja vídeos com avaliações dos produtos. Identifique as características do produto relevantes para você, por exemplo número de pulsos, níveis de potência, cores de pele e pelos com os quais o aparelho funciona, e claro, o preço. Uma vez identificados os critérios de escolha será mais fácil decidir.
Existem vários sites com avaliações e comparações de produtos como esse que poderão de ajudar na escolha do melhor aparelho para você.
Depilador luz pulsada
depilador por luz pulsada Morkos com resfriamento, acompanha óculos protetor
Depilador Xsoul
Depilador sem fio marca Xsoul, acompanha óculos protertor e lâminas de depilar
Depilador Insyoo
Depilador marca Insyoo, com resfriamento, acompanha óculos protetor
Aplicação e uso do aparelho de luz intensa pulsada
Eu iniciei o uso do aparelho de luz intensa pulsada em janeiro de 2023. No início segui o programa recomendado que era de aplicar uma vez a cada 4 semanas no na potência máxima. As áreas onde apliquei foram pernas, virilha e axilas. Depois de uns 4 ou 5 meses usando, comecei a fazer aplicações quinzenais, o que não é necessariamente recomendável.
Segui usando o aparelho regularmente, a cada 2 ou três semanas, sempre na intensidade máxima, durante todo o ano de 2023. Desde dezembro parei um pouco com as sessões, até por que vinha ao Brasil e com o verão era melhor tomar cuidado.
O aparelho de luz intensa pulsada causa dor?
De maneira geral, as aplicações não são muito doloridas para mim. Porém em áreas onde tinha pelos bem grossos e concentrados, sentia uma dor leve como se houvesse queimado mesmo. Porém nunca tive queimaduras de verdade na pele, nem observei nenhuma mancha causada pelo aparelho.
Outro ponto importante é que quando aplicado com uma intensidade alta em áreas um pouco mais escuras da pele, realmente a sensação de queimação pode ser maior. Mas para isso a função compressa de gelo é ótima, pois quando ativada ela ajuda a aliviar imediatamente a sensação.
Outro pronto é que com o tempo e a redução gradual dos pelos, as aplicações foram ficando menos doloridas.
Depilado por luz pulsada
Depilado por luz pulsada Multilazer
Depilador Lescolton
Depilador por luz pulsada
Depilador a Laser
Depilador a laser Lescolton
O que esperar?
Primeiramente, para aplicar o IPL é necessário depilar a área completamente com lâmina. Faz-se a aplicação com o aparelho, tentando mover o aparelho de forma a cobrir a maior área de pele possível. Mas com cuidado para não usar a luz várias vezes na mesma área para evitar queimaduras.
Depois disso os pelos vão começar a crescer normalmente. Após uns 14 ou 15 dias eles começa a quebrar e cair. Isso é um ótimo sinal que o tratamento está indo bem. Por esse motivo é necessário esperar 4 semanas para que os pelos voltem a crescer novamente, para repetir o processo.
Resultados
Pessoalmente estou muito contente com os resultados obtidos. Havia anos que queira fazer depilação a laser, porém devido ao meu estilo de vida, não conseguia achar o tempo ou oportunidade para fazer o tratamento. Durante muitos anos vivi na África, em locais onde não tinha acesso a esse tipo de serviços e quando vinha de férias pro Brasil não dava tempo para tratar. Agora com o aparelho IPL em casa e um pouco de disciplina, consegui finalmente me livrar (parcialmente) dos pelos! Vamos ver parte a parte aí embaixo qual o resultado até agora.
Axilas
Nas axilas eu vejo uma redução de 75 a 85% dos pelos. Os pelos que restaram são levemente mais finos que antes do aparelho, mas mesmo assim acho eles um pouco grossos. Também são pelos espalhados em vários pontos das axilas. Porém agora, já não me estresso muito com eles por que sei que são poucos.
Pernas
Os pelos das pernas estão definitivamente mais finos e crescem mais lentamente que no passado, porém não eliminou complementarmente ainda. Se deixar de depilar as pernas por várias semanas os pelos ficarão claramente visíveis. Estimo que por enquanto o aparelho IPL reduziu os pelos das pernas em torno de 50 a 60%. Outro ponto positivo é que com o aparelho, os pelos encravados praticamente desapareceram. Antes tinha uma área cheia de pelos encravados e agora eles sumiram e de maneira geral minha pele ficou mais lisa. Um detalhe que é muito visível nas pernas é que o aparelho não funciona e pelos claros. É perceptível que o aparelho teve efeito nos pelos escuros, mas os clarinhos continuam firmes e fortes.
Virilha
aqui a mudança também foi excelente mas não total ou definitiva ainda. Mas estimo uma redução de 75 a 85% dos pelos. A melhor parte é que eles ficaram muito mais finos que antes. No passado os pelos eram grossos e muitas vezes eram duplos, e doía muito fazer depilação com cera. Quando fazia na gilette então! em 3 dias já estavam tudo de volta. Agora mesmo quando os pelos crescem eles são tão finos que não incomodam tanto.
Minha recomendação
Como já disse, gostei muito da experiência com o aparelho de luz intensa pulsada, que também se adaptou muito bem ao meu estilo de vida.
Recomendaria o uso do aparelho IPL em dois casos principais:
- Para manutenção de depilação laser : Se você já fez a depilação a laser e quer fazer a manutenção de uma forma talvez mais econômica ou prática, o aparelho caseiro pode ser uma excelente escolha. Você provavelmente conseguirá manter os resultados por muito mais tempo.
- Para quem quer eliminar pelos e tem tempo e paciência: se, por algum, você não consegue fazer a depilação em uma clínica e tem paciência para obter resultados aos poucos, o aparelho caseiro pode ser para você. Além disso, como falei antes, é necessário ter disciplina para fazer as aplicações no período indicado e não acabar abandonando o tratamento.
Considerações sobre a segurança no uso
Outro ponto importante no uso do aparelho doméstico é a segurança. Apesar de ter uma potência menor, os depiladores a laser caseiros não devem ser utilizados de maneira indiscriminada, com frequência acima da recomendada, pois esse tipo de comportamento pode causar coceira, vermelhidão e até queimaduras,.
Além disso é bom manter os dispositivos longe dos olhos e sobrancelhas. Também é recomendável utilizar um óculos escuro durante a aplicação para proteger seus olhos contra a luz. No caso do meu aparelho ele veio com um óculos escuro para usar durante a aplicação
Pelo que li, a luz intensa pulsada deve ser evitada por pessoas recém bronzeadas, grávidas e lactantes, pacientes usando corticoides ou medicamentos fotossensíveis como antibióticos, diagnóstico de doença autoimune, e outros.
Finalmente, se você tem crianças em casa, não preciso nem dizer que precisa manter o aparelho bem longe delas, né??
Aproveite para conhecer mais do site A antenada, por aqui estamos sempre trazendo novidades de beleza, moda, entretenimento e muito mais!