Pular para o conteúdo
Início » Os melhores lugares para visitar no Panamá

Os melhores lugares para visitar no Panamá

Gray Text Example

Anúncio

Recentemente estive no Panamá a trabalho, pela terceira vez. Em minhas viagens anteriores apenas visitei alguns pontos turísticos na Cidade do Panamá. Então dessa vez, quando soube que iria, decidir tirar alguns dias de férias para conhecer um pouco o país. Fiz uma pesquisa e descobri que, apesar de pouco conhecido pelo turismo, há várias opções de lugares para visitar Panamá.

Gray Text Example

Anúncio

Alguns lugares para visitar no Panamá

Listo abaixo alguns dos principais lugares para visitar no Panamá que identifiquei na minha pesquisa:

  1. Canal do Panamá: esse é um dos atravios turísticos mais famosos do país e considerado uma maravilha da engenharia moderna. No passeio os visitantes podem aprender sobre a história do canal, observar os navios passando pelas eclusas e, em alguns locais, fazer passeios de barco pelo canal. O centro de visitante de Miraflores fica bem próximo do centro da cidade.
  2. Casco Viejo (Cidade do Panamá antiga): Este é o bairro histórico da Cidade do Panamá, conhecido por suas ruas de paralelepípedos, arquitetura colonial espanhola, belas igrejas antigas e praças. É um local bacana para explorar a história e a cultura do país, além de oferecer excelentes opções de restaurantes e de compras, especialmente de artesanatos.
  3. Reserva de Floresta Tropical de Gamboa: essa reserva está localizada perto da Cidade do Panamá e fica dentro de um resort e oferece belos passeios de teleférico e de barco. O teleférico proporciona uma vista panorâmica sobre a exuberante floresta tropical do parque, enquanto o passeio de barco pelo lago Gatun oferece a possibilidade de observar a rica fauna local.
  4. Arquipélago de San Blas (Kuna Yala): Este é um conjunto de ilhas tropicais praticamente intocadas, habitadas pelo povo indígena Kuna. As águas cristalinas do mar do Caribe, as pequenas ilhas com praias de areia branca e os recifes de coral tornam San Blas um destino perfeito para quem procura relaxar e desfrutar da natureza longe de resorts cheios de turistas.
  5. Bocas del Toro: Esse arquipélago é conhecido por sua atmosfera descontraída, praias lindíssimas, ótima vida noturna e excelente snorkeling e mergulho.
  6. Parque Nacional Coiba: Este parque nacional abriga a maior ilha do Panamá e é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO. É um destino ideal para os amantes da natureza, oferecendo oportunidades de observação de vida selvagem, trilhas na selva e mergulho em águas cristalinas, onde é possível encontrar uma grande variedade de espécies marinhas.
  7. Boquete: apesar do nome, que soa no mínimo estranho para nós brasileiros, Boquete é uma região localizada nas montanhas da região oeste do Panamá, famosa pela paisagem deslumbrante, clima fresco e pela produção de café. Os visitantes podem fazer várias atividades ao ar livre, como caminhadas, observação de pássaros, passeios nas plantações de café, além de Degustação para os amantes de cafés.

Meu roteiro de viagem

Acima apresentei alguns dos pontos turísticos mais importantes do Panamá, porém, por falta de tempo e também de interesse, não visitei todos esses locais. Eu tinha apenas 5 dias para passear, então decidi passar dois dias na cidade do Panamá, a qual eu já conhecia, e passar os outros três en Kuna Yala ou San Blás.

No primeiro dia visitei o Parque natural Metropolitano, a convite de uma amiga que vive aí, o Casco viejo e terminei o dia no Amador Causeway, que ficam perto do hotel em que me hospedei. Do segundo ao quarto dia estive em San Blás. No último dia fui à Reserva Florestal de Gamboa para fazer o passeio do teleférico e visitar o Santuário dos bichos preguiça. A seguir comento cada um desses destinos

Parque natural Metropolitano

Esse parque oferece a possibilidade de fazer trilhas dentro da cidade e escapar um pouco do calor intenso. Dentro do parque há um pequeno cerro e se você tiver coragem de caminhar até lá, será recompensadx com uma bela vista da cidade. No dia em que fiz esse passeio com minha amiga fomos até o topo no Mirante Cerro Cedro para apreciar a vista e na descida também vimos macacos nas árvores pelo caminho. Paramos para almoçar em um café bem bacana perto do parque que se chama Greenhouse coffee. Pedimos um prato de petiscos com peixe, frango, batata frita e patacones, que são pedaços de banana-da-terra cozidos e depois prensados e fritos. Além disso pedimos suco de manga para beber.

Casco viejo 

Na tarde fui ao casco viejo, o qual eu já conhecia, mas acho um lugar agradável e bonito de visitar. Comecei o caminho pela praça Herrera, e caminhei por várias ruas admirando as casas antigas e visitando as lojinhas de artesanato.

Um dos artesanatos que mais gosto no Panamá são as Molas que são são artefatos tradicionais da cultura indígena Kuna. As molas são feitas com camadas de apliques de tecidos coloridos que formam desenhos intrincados e que geralmente são feitos à mão pelas mulheres Kuna. Elas são usadas principalmente para decorar as roupas tradicionais das mulheres mas são vendidas sob forma de bolsas, carteiras, almofadas e outros items.

Além de andar pelas ruas e admirar a arquitetura, encontrei com colegas num bar chamado la Rana Dorada para conversar e passar um tempinho.

Outro aspecto importante para os turistas é a vida noturna no Casco Viejo, em outras ocasiões estive lá com colegas em dois clubes que tocam música Latina e internacioal, o Tantalo e o terraço do hotel Celina. En geral esses lugares cobram uns dez dólares de entrada.

Amador Causeway

O Causeway Amador, ou avenida Amador, é um dos lugares da cidade menos frequentados pelos turistas, mas que merece a visita. Esta faixa de terra artificial conecta a cidade à ilha de Naos e foi construída com o material retirado durante a escavação do Canal do Panamá. Hoje, é uma das áreas de lazer mais populares da cidade, oferecendo uma variedade de atrações para os visitantes e vistas espetaculares para a Baía do Panamá e a Cidade do Panamá. .

Uma das principais atrações do Causeway Amador são os seus museus, que incluem o Biomuseo que explora a biodiversidade do Panamá e o Museu Marítimo. Além das atrações culturais, o Causeway Amador é local ótimo para caminhar ou para andar de bicicleta ao longo da ciclovia à beira-mar, que oferece vistas muito bonitas e uma brisa refrescante do oceano. Finalmente, no final do Causeway Amador existem vários restaurantes e bares excelentes para relaxar.

O meu passeio por Amador começou com uma caminhada próximo ao hotel onde estava hospedada, no final da tarde e que fica bem na entrada do Canal do Panamá, aí pude observar a ponte das américas e alguns navios entrando no canal. Caminhei ao longo da costa observando os papagaios e outros pássaros que fazem uma festa logo antes do por do sol.

Vista da ponte das Américas e a entrada do canal do Panamá - opção de local para visitar no panamá
Vista da ponte das Américas e a entrada do canal do Panamá

No início da noite fui até o final da Causeway para jantar, aí existem vários restaurantes. Essa noite comi em um bar chamado Cayucos, que serve vários petiscos, más se tiver a fim de um restaurante mais bacana recomendo o Bucaneros, onde também já havia comido antes e tem vários pratos com peixe e frutos do mar. O ambiente também é bem bonito e vale muito a pena ir durante o dia.

Se tiver buscando por um barzinho descontraído, logo no início da avenida Amador se encontra a cervejaria La Fábrica, a qual visite em outra oportunidade com meus colegas de trabalho.

Amador Causeway à noite - Vista da ponte das Américas e a entrada do canal do Panamá - opção de local para visitar no panamá
Amador Causeway à noite

Ilhas de San Blás, ou Kuna Yala 

Entre todos os passeios que fiz no Panamá, visitar as ilhas de Kuna Yala foi de longe a escolha mais acertada. Kuna Yala é um território semi-autonomo Panamá gerido pelo  povo Kuna, um dos grupos originários do Panamá. Todas as atividades turísticas no arquipélago de San Blás são geridas pelos nativos. Esse arquipélago, que fica no mar do Caribe, é formado por centenas de pequenas ilhas que ficam próximas umas às outras e estão protegidas por barreiras de corais. Isso faz com que as águas sejam incrívelmente transparentes e também propícias para a prática de snorkel para observar a rica fauna marítima.

Passei três dias incríveis en San Blás! As ilhas são muito pequenas e, portanto, recebem grupos muito pequenos de turistas, o que é excelente para quem deseja descansar e relaxar em um lugar tranquilo.

Águas incrivelmente cristalinas en San Blás - Vista da ponte das Américas e a entrada do canal do Panamá - opção de local para visitar no panamá
Águas incrivelmente cristalinas en San Blás – Uma das mais belas praias para visitar no Panamá

Existen diversas opções para visitar as ilhas, desde passeios de un dia até 3 ou 4 dias, com opção até de ficar acomodado em um veleiro. Considerando o tempo que tinha disponível,  adquiri um pacote de 3 dias e 2 noites, que incluía o trasporte de carro e barco até a ilha Yani, a acomodação, todas as refeições e 2 passeios de barco para visitar outras ilhas. O pacote não inclui a tarifa de 22 dólares de entrada na ilha e bebidas (nem mesmo água). O pacote foi adquirido online no site Viator, mas o operador local se chama Tao Travel e pode ser útil contatá-los para verificar diferentes opções de pacotes.

O teleférico e o Santuário dos bichos preguiça na Reserva Florestal de Gamboa 

Na manhã do último dia que estive no Panamá, decidi visitar a Reserva de Gamboa que fica aproximadamente 1h em carro do centro da cidade, dependendo do tráfego. Fui de Uber e paguei algo como 20 dólares, mas não tinha outra opção por que não é fácil chegar ao local em transporte público.

Vista do teleférico
Vista do teleférico

Confesso que tinha muitas expectativas sobre o passeio de teleférico e acabei me decepcionando um pouco. Esperava poder observar pássaros ou outros animais mas simplesmente não havia nenhum animal à vista as 10h da manhã. Provavelemte poderia ver animais se o passeio fosse no amanhcer, mas essa opção não existe. A floresta tropical é lindíssima, uma grande diversidade de plantas, tudo muito verde e há sim uma bonita vista para o Canal do Panamá e para o Rio Chagres. Porém, como vivemos em um país tropical, com muitas florestas maravilhosas, eu honestamente não recomendo pagar 250 reais (47 dólares + impostos) por esse passeio. Por 68 reais você pode ter uma vista espetacular no Parque Unipraias em Balneário Camboriú, por exemplo.

O santuário dos bichos preguiças também foi bem menos interessante do que parecia pela internet. Na verdade a visita não é no verdadeiro santuário, mas um pequeno grupo de animais é exposto ao público dentro da reserva. Segundo o guia, o verdadeiro santuário não pode ser visitado por que os animais jovens são sensíveis ao barulho. Honestamente, também não recomendaria essa atividade.

Transporte e deslocamento

Para o transporte do aeroporto ao hotel reservei um táxi antes de viajar, por um custo de aproximadamente 120 reais. Também seria possível fazer o trajeto em transporte público, mas considerando as longas horas de viagem em avião não achei que seria adequado.

Para o transporte dentro da cidade existem ônibus e metrô, os quais eu honestamente nunca usei. Mas considerando que a cidade parece ser relativamente segura, eu consideraria usar o metrô especialmente porquê o trânsito pode ser péssimo em alguns horários.

Eu usei Uber para todos os meus deslocamentos, meus colegas sugeriram usar essa opção por ser mais econômica que os táxis tradicionais. Dentro da cidade os preços variaram de 3 a 8 dólares, ou seja de 15 a 40 reais, aproximadamente.

Outros comentários

Em resumo, descobrir o Panamá foi uma experiência maravilhosa. Mas ao planejar uma viagem, é importante estar ciente de alguns detalhes importantes. Primeiramente, saiba que o preço inicial dos produtos e serviços no Panamá não inclui o imposto, então esteja preparado para pagar um pouco mais do que o anunciado. Além disso, a moeda local é o Balboa, mas o dólar americano é amplamente usado e o valor do Balboa é equiparado ao dólar. Outra coisa que acho importante notar é que os preços podem ser um pouco mais altos do que os do Brasil, então esteja preparado para ajustar seu orçamento aos preços locais. Além, certifique-se de levar um adaptador de energia, pois o plug utilizado lá é o tipo americano que não é compatível com o brasileiro. Mais uma coisa a notar é o calor, ficar debaixo do sol na cidade do Panamá entre 13h e 16h é uma tarefa difícil, se for caminhar nesse horário lembre de levar chapéu e tomar muita água.

Por outro lado, uma boa notícia para nós brasileiros é que não precisamos visto para entrar no país.

Espero que essas dicas ajudem você estar prontx para aproveitar ao máximo sua experiência, sabendo que existem lugares incríveis para visitar no Panamá. Você já foi ao Panamá? Tem alguma dica de passeio ou lugar para visitar no Panamá? então conte para a gente nos comentários.

Aproveite para conhece mais do site A antenada. Por aqui sempre trazemos novidades sobre viagens, moda, beleza, entretenimento e muito mais!