Pular para o conteúdo
Início » Burano e Murano, conheça essas incríveis ilhas próximas à Veneza

Burano e Murano, conheça essas incríveis ilhas próximas à Veneza

Gray Text Example

Anúncio

No início do ano passado fiz uma viagem de família em alguns locais da Itália. Quando estávamos planejando o roteiro da viagem falei para minha família que Veneza não parecia tão bonita e interessante e que por mim não visitaria a cidade não visitaria a cidade. Essa deve ser uma das maiores besteiras que já falei na vida. Veneza acabou sendo um dos meus destinos favoritos de toda a viagem. A cidade é única e encantadora e as pontes e prédios antigos te fazem viajar no tempo. Além disso, não faltam atrações e opções de passeio, pela cidade ou por localidades próximas como as ilhas de Burano e Murano

A região na qual Veneza se localiza é uma grande lagoa costeira ligada ao mar Adriático. Veneza faz parte de um arquipélago de aproximadamente 118 ilhas menores. Entre essas ilhas as que mais atraem turistas são as Ilhas de Burano e Murano. É sobre essas duas ilhas interessantíssimas que falai a seguir.

Gray Text Example

Anúncio

Ilha de Burano um vilarejo de casas coloridas

A maneira mais fácil e barata de chegar na ilha de Burano é pegando um barco turístico. Existem algumas opções de bacos que levam turistas para fazer um circuito pelas ilhas, por valores a partir de 20 euros.

As principais atrações são as ruas e canais com casas super coloridas. Vermelho, azul, amarelo, verde, roxo, laranja… Cada casa em Burano é pintada com cores vibrantes e distintas, criando um visual único e muito interessante.

Além de suas fachadas coloridas, Burano também é conhecida por sua tradição secular na produção de rendas artesanais. Logo que você chega na Ilha, se depara com diversas lojinhas que vendem roupas, toalhas e guardanapos de rendas artesanais tradicionais de Burano.

A ilha não é tão grande, e diferente de Veneza que tem centenas de pontes, o vilarejo de Burano tem apenas uma ponte, que é um dos locais mais disputados pelos turistas. Visitamos Burano no inverno, próximo ao Ano novo, e mesmo nessa época haviam diversos turistas no local, disputando cada centímetro da ponte para tirar uma foto. Portanto, é muito provável que no verão este local fique abarrotado de turistas. Desse modo, caso você decida visitar essa região durante o verão europeu, recomendo que se planeje e busque inclusive comprar passagem dos barcos turísticos com antecedência, para não correr o risco de ficar sem transporte para chegar ao local. Veja a fotografia a seguir, tirada sobre a ponte do vilarejo de Burano:

Fonte: Acervo pessoal – Ilha de Burano, foto sobre a ponte. Tour pelas ilhas de Burano e Murano.
Cortinas listradas

Outra coisa interessante que você pode reparar em Burano é que várias casas tem uma espécie de cortina listrada na porta. Além da função estética essas cortinas tem uma função prática e cultural. Elas permitem que os moradores deixem as portas abertas para a circulação de ar, mas bloqueiam o sol excessivo e dão mais privacidade para quem está na casa, visto que há circulação frequente de turistas.

Entretanto essas cortinas também foram tradicionalmente usadas para ajudar os pescadores a identificar suas casas quando retornam do mar. Em tempos antigos, quando muitos dos habitantes de Burano eram pescadores, as cortinas listradas serviam como uma espécie de “código visual” pessoal.

Aliás, esse também é o motivo de as casas de Burano serem coloridas. Cada família escolhia cores e padrões específicos para suas casas e cortinas, tornando mais fácil para os pescadores reconhecerem suas casas à distância, especialmente em condições de neblina ou pouca luz.

Com o tempo, as cortinas listradas se tornaram uma tradição decorativa característica às fachadas coloridas das casas de Burano, contribuindo para o charme visual único da ilha.

Fachadas floridas

Por fim, as casas de Burano são conhecidas não apenas por suas fachadas coloridas e cortinas listradas, mas também por suas várzeas exuberantes de flores que adornam as janelas e varandas.

Em contraste com as cores vibrantes das paredes externas, as flores adicionam um toque de beleza natural e frescor à paisagem do vilarejo.

Essas várzeas floridas não apenas embelezam as casas, mas também refletem o cuidado e o amor dos moradores pela sua comunidade, criando o cenário encantador que atrai visitantes de todo o mundo para visitar a ilha de Burano.

A lendária ilha de Murano

Asim como para chegar em Burano, a amaneira mais fácil e barata de chegar na ilha de Murano é pegando um barco turístico. Desse modo, como já mencionamos, é possível encontrar opções de barcos que fazem um circuito pelas ilhas por valores a partir de 20 euros.

Murano é mundialmente famosa pela produção de vidros artesanais de grande beleza e altamente elaborados, com técnicas tradicionais centenárias.

Por volta do século XIII, governo de Veneza, passou a incentivar a produção de vidro em Murano. Com isso, o governo que buscava controlar a ocorrência de incêndios na cidade devido às fábricas de vidro.

Assim, os venezianos passaram a utilizar a ilha de Murano como centro de produção de vidros artesanais. E foi assim que essa ilha se tornou mundialmente famosa por sua rica tradição na arte do vidro.

Atualmente Murano oferece aos visitantes uma rica variedade de atrações turísticas, centradas principalmente na arte tradicional do vidro. Os principais pontos de interesse incluem as numerosas fábricas e lojas. Nestes locais, os mestres vidreiros demonstram suas habilidades extraordinárias em soprar, moldar e esculpir o vidro em obras de arte deslumbrantes. Além disso, as lojas oferecem uma variedade de peças únicas, desde joias delicadas até lustres suntuosos, que refletem séculos de tradição e inovação em vidro murano. Além da arte vidreira, Murano também é conhecida por sua arquitetura encantadora. A Basílica de Santa Maria e São Donato, exibe magníficos mosaicos e uma atmosfera serena que complementa perfeitamente a experiência cultural e histórica da ilha.

Glass Cathedral

Um local interessante para visitar em Murano é a “Catedral de Vidro” ou “Glass Cathedral”. A ex-Igreja de Santa Clara, conhecida como “Glass Cathedral”, que é um marco significativo em Murano, devido à sua associação com a indústria do vidro na ilha. Originalmente uma igreja construída no século XIV, foi posteriormente convertida em uma fábrica de vidro. Durante o auge da produção de vidro em Murano, a ex-Igreja de Santa Clara tornou-se um centro importante de criação de peças de vidro. O nome “Glass Cathedral” reflete não apenas a transformação física do edifício, mas também seu papel simbólico na história da arte vidreira de Murano. Veja algumas imagens do local:

A Glass Cathedral é um dos locais em murano no qual é possível assistir um demonstração com mestres vidraceiros. As demonstrações ao vivo são uma experiência cativante, permitindo aos turistas testemunhar de perto o talento e a destreza dos artesãos locais. Nesse tipo de apresentação o mestre vidraceiro faz uma apresentação de cerca de 20 minutos a meia hora, na qual produz uma ou mais peças de vidro para uma plateia. Os valores das apresentações costuma variar entre 15 a 25 euros. Veja:

@aantenada

mestre vidreiro fazendo demonstração e criando escultura de vidro. #murano #muranoglass #muranoart

♬ som original – A antenada blog

Mestres vidreiros

Desde o século XIII, os mestres vidreiros de Murano têm aprimorado suas habilidades, desenvolvendo técnicas únicas que transformaram o vidro em verdadeiras obras de arte. Os mestres vidreiros eram altamente valorizados e seus conhecimentos eram protegidos com rigorosa legislação. Com o tempo, Murano tornou-se um centro de inovação e criatividade, onde novas técnicas e estilos de vidro foram desenvolvidos e aprimorados. Durante o Renascimento, Murano alcançou sua época de ouro, com os mestres vidreiros criando peças exuberantes para a nobreza europeia e para mercados internacionais. Hoje, a tradição continua viva, com os mestres vidreiros de Murano sendo reconhecidos por sua habilidade artesanal e pela beleza intemporal de suas criações em vidro.

Veja algumas imagens das esculturas e outras decorações produzidas em Murano:

Murano e Burano - Esculturas de vidro
Fonte: Acervo Pessoal

As esculturas de vidro variam desde as mais imponentes , até as mais delicadas. Na primeira imagem abaixo você pode ver pequenos e delicados insetos minuciosamente moldados em vidro. Já na segunda imagem você vê lustres, e esculturas como um cavalo alado, tartarugas e formas humanas:

Murano e Burano - Esculturas de vidro
Fonte: Acervo Pessoal

É isso aí pessoal, espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a história, cultura e turismo nas ilhas de Burano e Murano. Se estiver planejando uma viagem pela Itália não deixe de incluir Veneza e um tour pelas ilhas de Burano e Murano em seu roteiro, você não irá se arrepender!

Aproveite que já está por aqui e conheça mais do nosso site, por aqui falamos sobre moda, beleza e lifestyle e estamos sempre buscando trazer novidades e informação para você!