Pular para o conteúdo
Início » Bolsas personalizadas, conheça a tendência “efeito Jane Birkin”

Bolsas personalizadas, conheça a tendência “efeito Jane Birkin”

  • por
  • Moda
Gray Text Example

Anúncio

Uma nova tendência está em ascensão são as bolsas personalizadas. Essa tendência tem ganhado força no Tik Tok, e as gringas estão chamando de “Jane Birkin effect”

Você provavelmente já conhece as famosas bolsas Birkin da grife de luxo Hermès. Se você é fashionista você possivelmente também já sabe que essa bolsa foi inspirada na modelo, cantora e atriz britânica Jane Birkin. Em 1984 a cantora encontrou por acaso o designer da Hermès, Jean-Louis Dumas, em um aeroporto. A bolsa que Jane usava na ocasião não tinha fecho, e suas coisas caíram e se espalharam pelo chão. Foi então que Jane sugeriu que o designer criasse uma bolsa grande, e com um bom fecho, ideal para carregar bastante coisas em viagens e no dia a dia. Foi então que Jean-Louis Dumas criou a bolsa, que foi batizada em homenagem a Jane Birkin, e que veio a se tornar um dos itens desejados e disputados do mercado de luxo.

Gray Text Example

Anúncio

Entretanto, mesmo antes de inspirar um dos modelos de bolsa mais luxuosos do mercado, Jane Birkin já era considerada um ícone de estilo, e mesmo após seu falecimento em 2023, ela tem inspirado tendências. A nova tendência inspirada na cantora são bolsas personalizadas. É sobre essa tendência que ficou conhecida como “Jane Birkin effect”, ou em livre tradução, “efeito Jane Birkin”, que falaremos a seguir.

O que é o efeito Jane Birkin?

A tendência viral que está sendo chamada de “Jane Birkin Effect”, nada mais é do que a personalização de bolsas com itens como chaveiros, fitas, correntes, e outros detalhes. Essa tendência é inspirada no costume que Jane Birkin tinha de enfeitar suas bolsas. A cantora era frequentemente vista carregando sua bolsa, e alguns detalhes chamavam atenção, pois ela tinha como costume pendurar alguns itens pessoais na bolsa, tais como lenços, bijuterias, prendedores de cabelo, e outros pequenos souvenires. Observe Jane na imagem ao lado.

A bolsa Birkin, que Jane sempre carregava consigo, se tornou um clássico por sua versatilidade, praticidade, mas também por ser um item discreto e atemporal. Entretanto, isso nunca impediu que Jane acrescentasse detalhes de sua própria personalidade na bolsa que leva seu nome.

Jane birken usando bolsa personalizada

Jane Birkin effect nas passarelas

A revista Marie Claire Austrália fez uma publicação mostrando como as bolsas decoradas com diversos itens tem aparecido nos últimos desfiles das principais grifes internacionais, como Miu Miu, Balenciaga e Louis Vuitton. Isso reforça como essa é uma tendência que está chegando com força, e que tende a crescer nos próximos meses. Veja algumas das bolsas que apareceram nos desfiles:

Bolsas Jane Birken Effect
Bolsas em desfiles das marcas Balenciaga e Louis Vuitton
Bolsas Jane Birkin Effect
Bolsas em desfiles primavera verão 2024 da marca Miu Miu

Bolsas personalizadas, inspirações efeito Jane Birkin

Na atualidade em que a maioria dos produtos é produzido em massa e padronizado, acrescentar alguns itens e elementos na bolsa é um charme que agrega personalidade e estilo. Mesmo as bolsas Birkin, que são caríssimas exclusivas e um símbolo de elegância, ganham um ar despojado e divertido quando são decoradas e personalizadas.

Entretanto, você se engana se você pensa que para entrar na tendência “Jane Birkin effect” você precisa de uma bolsa Birkin ou outra bolsa cara. As gringas estilosas estão usando essa tendência em todo tipo e modelo de bolsa.

Recriar a tendência de bolsas personalizadas “Jane Birkin effect” é relativamente simples, você não precisa fazer modificações definitivas ou que comprometam a estrutura da bolsa. A ideia desse tipo de personalização é apenas prender, ou amarrar lenços, chaveiros, bijuterias, fitas, cordões ou outros elementos na bolsa. Veja a seguir algumas inspirações de bolsas personalizadas:

Bolsas personalizadas - Jane Birkin Effect

Perceba como as bolsas personalizas dão um ar descontraído, e ajudam a quebrar um pouco os looks mais sóbrios. Desse modo, essa é uma ótima opção para quando você está com uma roupa mais discreta ou básica, e quer agregar informação de moda para a produção.

Bolsas personalizadas - Jane Birkin Effect

Essa tendência pode ser usada em bolsas grandes ou pequenas, e em cores sóbrias ou cores mais vibrantes. Além disso, é possível usar elementos decorativos mais divertidos e coloridos ou elementos um pouco mais discretos. Porém, quanto mais diversificados e únicos forem os itens escolhidos para personalizar a bolsa, mais visualmente interessante ela ficará.

Bolsas personalizadas - Jane Birkin Effect
Bolsas personalizadas - Jane Birkin Effect

Perceba como essa é uma tendência que pode ser adaptada para diferentes estilos. Quando você adiciona elementos decorativos mais modernos, mais rústicos, ou mais delicados, você adiciona aquilo que combina com você e faz sentido dentro da sua estética e personalidade.

Bolsas personalizadas - Jane Birkin Effect
Jane Birkin Effect

Algo interessante a se notar também, é que você pode adicionar alguns poucos elementos na bolsa, apenas para criar um charme. Porém, você pode também optar por uma versão mais carregada, com vários enfeites e detalhes. Essa é uma escolha que também depende apenas do seu gosto e estilo pessoal.

Jane Birkin Effect
Jane Birkin Effect

Críticas a tendência de bolsas personalizadas “efeito Jane Birkin”

Essa tendência tem recebido também algumas críticas. As principais críticas apontam que essa tendência tentar recriar de forma artificial algo que Jane Birkin fazia de maneira orgânica. A ideia é que quando você compra elementos aleatórios apenas para personalizar sua bolsa, esses elementos não tem necessariamente uma história e um significado. Desse modo, esse conceito de bolsa personalizada faria mais sentido se acontecer como um processo natural. Por exemplo quando você compra um souvenir em uma viagem e prende na bolsa, ou quando ao acaso você tira uma bijuteria, ou um lenço e pendura na bolsa.

Eu pessoalmente acredito que moda não tem regras tão definidas, e o próprio conceito de moda envolve copiar, reproduzir e incorporar um pouco do estilo de outras pessoas. Desse modo, não acredito que há problema algum em personalizar uma bolsa apenas com a finalidade de seguir uma tendência.

Entretanto, acredito que essa crítica também tem seu valor. Quanto mais significativos, e pessoais forem os itens que você adicionar em sua bolsa, mais afinidade você terá com ela. Além disso, acredito que em realidade essa crítica não é apenas sobre essa tendência, mas é indiretamente uma crítica a um modelo de consumo. Basicamente, Jane Birkin tinha suas bolsas clássicas, de qualidade, que não saiam de moda e que ela usava por muitos e muitos anos. Assim, após anos de uso era natural que ela fosse incorporando detalhes e elementos em suas bolsas. Entretanto, em uma cultura de consumo, onde alguns produtos não são feitos para durar, mas apenas para satisfazer a necessidade imediata de seguir uma tendência, não chegamos a criar uma relação afetiva com nossos bens. Portanto, de fato é quase irônico, que muitas gringas estejam comprando bolsas e acessórios novos apenas com a finalidade de seguir essa tendência. Uma vez que ela tenta reproduzir de maneira artificial algo que só pode ser realmente atingido de forma natural, quando conseguimos desenvolver afinidade com nossa bolsa.

É isso aí pessoal, espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a tendência de bolsas personalizadas e o efeito Jane Birkin. Aproveite para conhecer mais do nosso site, por aqui estamos sempre trazendo novidades de moda, beleza, entretenimento e muito mais!