Anúncio
A pele negra é uma das peles mais desafiadoras na hora da maquiagem. Até mesmo maquiadores profissionais muitas vezes tem dificuldades para maquiar alguns tons de pele. Um erro na escolha da base pode facilmente arruinar toda a maquiagem que pode ficar com o indesejado efeito acinzentado. Quando a pele de fato tem tons acinzentados isso não é problema, porém o efeito acinzentado tira todo o vigor e vitalidade dos tons de pele mais quentes, e deixa a maquiagem estranha. Por esse motivo, reunimos algumas dicas essenciais para maquiar pele negra!
Dica 01 – Conheça seu subtom
Identificar seu subtom de pele pode ajudar a identificar quais cores mais combinam com você na maquiagem, mas é especialmente importante para escolher a base.
Anúncio
O subtom se refere à tonalidade subjacente da pele, não é o tom principal, mas sua predominância interfere na forma como as cores se manifestam. O subtom é a cor que transparece através da pele, e é o que dá dimensão e naturalidade para a base. Observe a imagem abaixo, que demonstra essas variações da pele negra:
Se observe no espelho e tente identificar qual dos subtons ilustrados acima mais se aproximam do seu tipo de pele. Sabendo o subtom da sua pele, será mais fácil escolher uma base, pois você irá procurar por bases que tenham um “fundo” parecido com o seu subtom. Algumas marcas como a Mac, Fenty Beauty, ou até mesmo as nacionais como a Boca Rosa Beauty oferecem uma variedade de cores de bases, com diferentes subtons. Desse modo, saber seu subtom de pele será seu guia na hora de escolher a cor da base.
Atenção – Evite bases com subtons rosados. Se você gosta de maquiagem, é possível que conheça ou já tenha ouvido falar do canal “Herdeira da Beleza” do maquiador Tássio Santos. Tássio é especialista em maquiagem da pele negra, e uma das dicas que ele mais enfatiza é que, pessoas de pele negra devem evitar bases com subtom rosado. Algumas marcas fazem bases para pele negra com subtom rosa. Entretanto, é preciso cuidado, pois os subtons rosados, são as que mais costumam deixar a pele negra com o tom acinzentado. Até mesmo para tons de pele negra frios o fundo rosado não é o ideal.
Dica 02 – Pele quente ou fria
Existe uma crença bastante difundida de que todas as peles negras tem subtons quentes, e isso não é verdade. De fato, a maioria das pessoas de pele negra do Brasil tem subtons quentes como amarelo, laranja e vermelho. Entretanto, peles negras de algumas etnias costumam apresentar subtons frios como azulado, ou até mesmo tons de oliva. Se esse for o seu caso, é importante identificar isso para conseguir encontrar uma base adequada a sua pele.
Como já mencionamos, toda base tem subtom, os subtons mais comuns são amarelo, vermelho, rosa e azul. Os subtons amarelo, laranja e vermelho são considerados subtons quentes. Por outro lado, os subtons rosa, roxo e azul são considerados frios. Além disso, existe o subtom neutro, que não é considerado nem quente e nem frio.
- Tons frios: azul, acinzentado e rosa.
- Tons Quentes: amarelo, vermelho, laranja.
- Tons Neutros: não há predominância de uma tonalidade subjacente.
- Tons Oliva: não é neutro e nem frio mas costuma combinar mais com cores frias.
Como saber se sua pele é quente ou fria:
Se você teve dificuldade para definir seu subtom de pele, alguns profissionais recomendam que você passe uma base dourada e uma base prateada, e analise qual delas combina melhor com sua pele. Geralmente o prateado combina mais com tons frios e o dourado combina mais com tons quentes. Por outro lado, nas peles neutras, tanto o dourado, quanto o prateado vão ficar muito bons. Outra opção é usar uma bijuteria dourada e uma prateada, e comparar qual realça melhor seu tom de pele. A lógica é a mesma que a das sombras, peles frias costuma ficar melhores com prateado, peles quentes ficam melhor com dourado, e as peles neutras ficam boas tanto com prata quanto com dourado.
Entender se sua pele é quente ou fria não vai apenas ajudar a identificar seu tom de base, mas também irá te ajudar até mesmo a entender quais cores de sombra, batom, blush e contorno mais combinam com você, e mais ressaltam sua beleza.
Atenção: Alguns blushes em tons mais rosa claro tem fundo branco que não se adaptam a tons de pele negra retinta, gerando um efeito esbranquiçado na pele.
Escolhendo maquiagem para pele quente ou fria – Colorimetria
Não existem necessariamente regras para escolher cores de sombra, blush e afins na maquiagem, você deve usar aquilo que você gosta e se sente bem usando. Porém, de modo geral nota-se que algumas cores, tanto de roupas quanto de maquiagem podem ressaltar ou apagar nossa beleza. Isso porque algumas cores criam contraste e combinam entre si, e outras cores podem criar uma sensação de desarmonia entre si.
Eu, por exemplo, tenho pele neutra, mas lembro de uma ocasião em que usei sombra azul com batom vermelho e alguma coisa naquela maquiagem dava uma sensação de desequilíbrio. Isso porque o vermelho era quente, e o azul era frio, e assim, mesmo com uma maquiagem berrante eu parecia completamente apagada. Do mesmo modo, quando você tem a pele quente e usa tons frios ou tem pele fria e usa tons quentes, você poderá ter a sensação de que sua maquiagem está sem harmonia.
Observe as imagens abaixo, perceba como os tons de pele que puxam mais para o alaranjado, amarelo e vermelho (subtons quentes) parecem ficar mais destacadas com cores de sombra e blush quentes como o próprio vermelho, laranja, vinho e dourado:
Por outro lado, peles negras com subtons neutros ou mais frios, como o acinzentado e azulado, aceitam melhor cores que também sejam frias como roxo, rosa, azul e prata:
Dica 03 – Corrigindo pontos de cor para maquiar pele negra
A pele negra frequentemente pode apresentar pontos mais claros e mais escuros. Isso é resultado do acumulo de melanina em alguns pontos abaixo dos olhos ou perto da boca, ou decorrente de pequenas lesões na pele. O fato é que é natural que esses pontos de irregularidade na cor existam, e sejam ainda mais evidentes em peles mais retintas. Assim para que o tom da pele fique uniforme na maquiagem, pode ser necessário fazer a correção do tom da pele antes de iniciar a aplicação da base.
Para maquiar pele negra, geralmente é indicado um corretivo alaranjado para ajudar a neutralizar os pontos mais pigmentados da pele. Após aplicar o corretivo aplica-se a base, que ficará bem mais uniforme. Veja o vídeo dessa usuária do Tik Tok que explica o passo a passo para neutralizar os pontos de mais pigmentação:
Não tenha medo de experimentar, e testar tons de corretivos na sua pele, até encontrar a forma ideal de neutralizar os pontos escuros.
Dica 04 – Ilumine-se
O seu rosto como qualquer outro precisa de dimensão. Sua maquiagem deve trazer vida ao seu rosto e não deixa-lo reto e sem vida. Isso significa que você deve contornar seu rosto, usar tons levemente mais claros na região central da face, como abaixo dos olhos, nariz, queixo e testa. Veja abaixo ilustração com os pontos de iluminação da face:
Além disso, não esqueça que a pele negra destaca como nenhuma outra os iluminadores que trazem aquele glow para a maquiagem. Então se você quer estar poderosa invista em um iluminador na região acima das maças do rosto:
É isso aí pessoal, espero que tenham gostado das dicas de como maquiar pele negra. Se você quer ver mais artigos como esse sobre beleza, moda, e lifestile, navegue mais pelo nosso site!