Anúncio
Pequenas atitudes podem ter impactos significativos. Observando algumas atitudes e modificando hábitos simples, é possível sim cotribuir para a preservação ambiental. Para que você possa começar a fazer sua parte, criamos essa lista com 10 dicas para você ser mais sustentável no seu dia a dia. Você está disposta ou disposto a nadar contra a corrente e fazer a diferença? Então veja nossas dicas:
01 – Utilize ecobags
Esse provavelmente é um dos itens mais conhecidos dessa lista, porque até mesmo alguns mercados vêm incentivando o uso das ecobags, para evitar a utilização de sacolas descartáveis. As ecobags são sacolas feitas de pano, lona ou plástico reforçado, que você leva junto com sigo quando vai ao supermercado. Assim, você utiliza a mesma sacola centenas ou milhares de vezes e evita o desperdício de sacolas plásticas descartáveis.
Anúncio
As sacolas plásticas são grandes vilãs do ambientalismo porque boa parte delas não chega aos centros de reciclagem. As sacolas não leves e não tem uma forma fixa. Isso facilita que elas sejam arrastadas pelas águas, entrem em bueiros e rios, e acabem contribuindo para causar alagamentos. Além disso, quando as sacolas plásticas chegam aos oceanos elas tendem a flutuar e se assemelhar com águas vivas. Isso faz com que animais como baleias, que tem as águas vivas como parte de sua alimentação, se confundam e engulam as sacolas plásticas.
As sacolas tendem a ficar presas no sistema digestivo desses animais, e eventualmente causam a morte da baleia. Em 2019, uma baleia foi encontrada morta nas Filipinas com 40 Kd de plástico em seu estômago. Então se as sacolas plásticas podem causar até mesmo a morte a de um mamífero gigante como as baleias, imagine como elas podem prejudicar outros animais menores como tartarugas, golfinhos tubarões e outros peixes.
Diante disso, se você quer ter certeza que seu lixo não está prejudicando a vida marinha, você pode optar por usar ecobags. O que não falta são opções de estampas e modelos. Veja esse modelo da Farm, que é dobrável, e assim você pode deixa-la sempre na bolsa e utilizar sempre que precisar:
02 – Utilize sacolinhas de frutas e verduras reutilizável
As sacolas de compras não são as únicas sacolas descartáveis que você pode substituir. Substitua também as sacolinhas descartáveis de pesar frutas por sacolas de pano reutilizáveis. Afinal, as sacolinhas de pesar frutas são tão prejudiciais ao meio ambiente quanto as sacolas descartáveis de carregar as compras.
As sacolas reutilizáveis para pesar frutas geralmente são vendidas em kits. Elas são bem levinhas e geralmente vem com um elástico ou barbante que permite fechar a sacolinha. Veja esse modelo:
03 – Escolha shampoo e condicionador em barra
Outra ideia super bacana para reduzir seu consumo de plástico é utilizando shampoo e condicionador em barra. Essas opção infelizmente ainda não é tão popular nos supermercados comuns. Entretanto, em lojas especializadas de cosméticos e online você pode encontrar ótimas opções de shampoo e condicionar em barra.
04 – Prefira cotonetes com hastes de papelão
Outro produto de cuidados pessoais que você pode substituir por uma versão mais sustentável são os cotonetes. No Brasil a maioria dos cotonetes comuns têm hastes de plástico. Porém já existem versões de cotonetes com hastes de papelão, que são bem mais ecológicos.
O problema dos cotonetes de hastes plásticas é que eles são pedaços muito pequenos de plástico. Isso dificulta que eles cheguem até o final do processo de reciclagem. A razão disso é que quanto menor o pedaço de plástico, mais difícil de fazer a separação desse material nos centros de reciclagem. Desse modo é comum que esse material se perca. Por serem leves, pedaços de plástico como as hastes de cotonete e as tampinhas de garrafa são facilmente arrastadas pela água. Assim, podem acabar entupindo córregos, bueiros e poluindo lagos e rios. Portanto os cotonetes com hastes de papel são uma opção bem mais ecológica.
05 – Tenha seu copinho coletor reutilizável
O copinho coletor é mais sustentável do que os absorventes e tampões descartáveis devido à sua durabilidade e ao fato de ser reutilizável. Enquanto absorventes e tampões descartáveis geram grandes quantidades de resíduos, que demoram séculos para se decompor, o copinho pode ser utilizado por vários anos. Assim, reduz significativamente o impacto ambiental. Além disso, ele é fabricado com materiais como silicone, que têm menor impacto ambiental quando comparados aos componentes dos produtos descartáveis, como plásticos e produtos químicos. Usar um copinho coletor também diminui a necessidade de produção em massa de produtos descartáveis. Desse modo, contribui para a redução de recursos naturais utilizados na fabricação e transporte desses itens.
06 – Utilize canudo de metal
Os canudos de metal são mais sustentáveis do que os canudos descartáveis comuns, como os de plástico, porque são reutilizáveis e duráveis. Isso reduz significativamente a quantidade de resíduos gerados. Os canudos de plástico podem levar centenas de anos para se decompor e frequentemente acabam poluindo os oceanos e afetando a vida marinha. Por sua vez, os canudos de metal podem ser usados por muitos anos, simplesmente com a limpeza após o uso. Além disso, a produção de canudos de metal geralmente tem um impacto ambiental menor. Isso porque requer menos recursos naturais e energia ao longo do tempo em comparação com a fabricação em larga escala de canudos de plástico descartáveis. Ao optar por canudos de metal, as pessoas ajudam a diminuir a demanda por plásticos de uso único, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
07 – Tenha seu copo ou garrafinha reutilizável
Ter um copo ou garrafinha reutilizável é mais sustentável porque reduz significativamente o consumo de produtos descartáveis, como copos e garrafas plásticas, que contribuem para a poluição ambiental. Esses itens descartáveis geralmente são usados uma única vez e levam centenas de anos para se decompor, acumulando-se em aterros sanitários e oceanos. Por outro lado, copos e garrafinhas reutilizáveis, feitos de materiais duráveis como vidro, aço inoxidável ou plástico de alta qualidade, podem ser utilizados por muitos anos. Isso diminui a necessidade de fabricar e descartar novos produtos. Assim ajuda a preservar recursos naturais e a reduzir a quantidade de resíduos sólidos. Portanto, usar garrafinhas e copos reutilizáveis é uma alternativa mais ecológica e responsável do que copos e garrafas descartáveis.
08 – Leve sua própria caneca para o trabalho e para a faculdade
Uma opção sustentável para beber líquidos quentes é levar para faculdade e para o trabalho uma caneca de metal ou de cerâmica. No ambiente do trabalho é comum que algumas pessoas se habituem a utilizar sempre copos descartáveis para beber café ou chás. Esse é um hábito problemático, afinal se todas as pessoas utilizarem copos descartáveis todos os dias, haverá uma produção gigantesca de resíduos plásticos.
09 – Invista em roupas de mais qualidade, e com tecidos naturais
A indústria têxtil é uma das que mais gera resíduos e poluição. O processo de produção e coloração dos tecidos utiliza bastante água, e esta água fica contaminada e imprópria para consumo após estes processos. Outra questão, que gera muita poluição, é o descarte das peças, muitas roupas são feitas com materiais sintéticos que demoram séculos para se decompor, liberando substâncias químicas prejudiciais no solo e na água durante esse processo.
Além disso, a produção em massa e a rápida obsolescência da moda incentivam um ciclo de descarte constante, aumentando o volume de resíduos têxteis. A poluição resultante afeta ecossistemas locais e contribui para problemas globais, como a degradação da qualidade da água e a sobrecarga de aterros sanitários. Para reduzir esses impactos, é crucial promover práticas de consumo mais conscientes e buscar soluções sustentáveis na indústria da moda.
Dessa maneira, o ideal é investir em roupas com boa qualidade, que tenham uma longa durabilidade, bem costuradas, e preferencialmente de tecidos naturais. Os tecidos naturais se decompõe mais rapidamente quando descartados, e não liberam tantas substâncias tóxicas na água e no solo.
10 – Moda circular, sites e brechós de compra e venda de roupas usadas
As tendências de moda são cíclicas, entretanto peças de qualidade são sempre atemporais, e podem ser ser utilizadas por bastante tempo. Mesmo quando uma peça deixa de ser interessante para você, se ela estiver em boas condições e for de qualidade, essa peça pode ser interessante para outra pessoa. Da mesma maneira, peças que estão paradas no armário de outras pessoas poderiam ser uma novidade incrível para você. Por este motivo, os brechós e lojas de second hand estão ganhando cada vez mais força e notoriedade.
A moda circular, as peças de segunda mão com uma carinha vintage são uma grande tendência. A estética “eclectic grandpa”, por exemplo, da qual já falamos por aqui, promete ser uma grande tendência este ano. Sendo que essa estética tem uma pegada mais vintage que lembra bastante peça de brechó. Assim, repassando as peças que você não usa mais, e adquirindo peças usadas de outras pessoas, você estará contribuindo para prolongar a vida de peças que seriam descartadas.
Onde comprar peças seminovas:
Em redes sociais as pessoas criam perfis e grupos de desapego, e também existem brechós grandes e super populares com milhares de seguidores, que postam peças novas diariamente. Além disso, grandes lojas como Repassa, e Troc trabalham com moda circular.
O Enjoei, é uma plataforma por meio da qual você pode vender e comprar peças diretamente de outras pessoas. A maioria desses sites e plataformas cobram taxas e comissões relativamente altas, mesmo assim é possível encontrar peças, de ótima qualidade, muito pouco usadas e por um valor abaixo ou semelhante ao de peças novas.
Essa foi nossa lista com 10 dicas para você ser mais sustentável no seu dia a dia. Conta para a gente nos comentários, você vai colocar em prática esse esses pequenos hábitos? Você em mais alguma dica de sustentabilidade para compartilhar com a gente?
Aproveita que está por aqui e veja mais artigos do nosso site clicando aqui!