Anúncio
O estilo country está muito em alta! Recentemente a cantora Ana Castela estourou, e várias das músicas que ela lança se tornam grandes hits. Uma das músicas de mais sucessos da cantora foi a música “Boidadeira”, que narra o processo de transformação de uma garota da cidade que se apaixona por um cara do interior e se muda para morar com ele. A verdade é que você provavelmente já deve ter ouvido essa música, porque ela está entre as mais tocadas desse ano. Essa música foi nossa inspiração para esse artigo, vamos te dar todas as dicas para “virar boiadeira” com muito estilo!
O sertanejo é um dos estilos musicais mais populares do Brasil, e que tem diversas variantes que agradam pessoas de várias idades, e classes sociais diferentes. É só dar uma olhada nas músicas mais tocadas no Brasil pra perceber como esse ritmo emplaca hit atrás de hit. Além disso, existe todo um universo de festas, casas noturnas, rodeios, shows, feiras agrícolas que são embalados pelo ritmo sertanejo. Não é novidade que os estilos musicais e os artistas da música exercem uma influência direta sobre a moda, e com o sertanejo não seria diferente.
Anúncio
Se você está antenada nas redes sociais deve ter percebido que o estilo country, bem como a moda voltada para festivais e eventos de música sertaneja está super em alta. Então, para que você possa se jogar nessa tendência e arrasar muito, preparamos algumas dicas para te ajudar escolher as peças que mais combinam com esse estilo, e também para montar looks mais harmônicos e estilosos. Veja nossas dicas:
Paleta de cores
A primeira coisa que queremos que você perceba, e que irá te ajudar na hora de montar um look no estilo country, é que esse estilo tem uma paleta de cores bem específica. As principais cores desse estilo são o preto, tons de marrom, caramelo e branco. Essas tonalidades lembram a terra a natureza, e têm a sobriedade e simplicidade que é característica clássica das pessoas do campo.
Observe as imagens abaixo, perceba como a maioria dos looks trazem essa paleta de cores mais neutras. As modelagens variam, vão das mais modernas até as mais clássicas, mas não há tanta variação de cores. As cores muito vibrantes ou chamativas não são tão características desse estilo. Então, deixe para usar peças de cores vibrantes quando for montar looks de outras tendências. O pink fica para o barbiecore, uma verdadeira boiadeira aposta no preto, branco e tons mais neutros e terrosos!
Então lembre-se, a base do estilo de moda country são as peças de tons neutros. Entretanto se você quer introduzir cores aposte nos tons mais escuros como azul marinho, bordô, verde militar, verde musgo. Cores em tons mais clarinhos, não tão chamativos, também são bem vidas. Evite apenas as cores muito vibrantes como pink, roxo, azul royal, verde bandeira. Veja nossa sugestão de uma paleta de cores:
Vaja alguns looks inspirados nessa paleta:
Subestilos do estilo country
Observando as fotos acima você pode estar confusa, porque o artigo se propõe a falar sobre estilo country, mas as inspirações que trouxemos tem muito do boho chic e folk. Então, agora que já falamos sobre a paleta de cores específica desse estilo vamos falar um pouco mais sobre os subestilos e variações do estilo country, de acordo com a ocasião.
Nesse artigo vamos falar de três subestilos do estilo country. Primeiramente vamos falar um pouco sobre o estilo country propriamente dito, mais voltado para o dia a dia, e eventos informais. Depois vamos falar um pouco sobre o estilo country para noite, baladas sertanejas, festivais e shows sertanejos e festas de rodeio. Depois vamos falar um pouco sobre o o folk e o boho chic, que trazem uma versão mais romântica do country. O boho chic está em alta novamente e é um estilo bem versátil que pode ser usado em diversas ocasiões tanto no interior, como na cidade.
01 – Estilo country – Boiadeira bruta
Essa seção é para aquelas que querem uma moda bem peoa bruta mesmo, a clássica boiadeira. Esse estilo é mais recomendado para o dia a dia e eventos informais como feiras agrícolas, e para ficar no meio do povão nos rodeios.
A calça jeans é um clássico dessas produções, combine com uma camiseta, uma camisa ou uma regata. Para dar o toque country adicione acessórios característicos desse estilo como uma bota de couro, um cinto de fivela e chapéu. Veja algumas inspirações:
Agora digamos que você quer dar um toque mais moderno, e mais gringo para o look, então experimente substituir o clássico chapéu por um boné estiloso. Nos EUA é comum que mulheres com estilo country usem bonés ao invés de chapéu. Veja as inspirações que selecionamos para você:
A gente amou esses looks de boiadeira com boné. Traz uma leveza, uma jovialidade, e um toque inesperado, mas que faz muito sentido dentro do estilo.
Outra ideia que a gente achou super interessante foram os looks “all jeans”. O jeans foi um tecido basicamente criado pra ser mais resistente e pra ser utilizado por trabalhadores em trabalhos pesados, como o trabalho do cowboy. Então poucas coisas representam tão bem o estilo country como o jeans. A calça jeans já é o essencial do estilo, mas que tal combinar a calça jeans com um uma camisa jeans, ou usar um macacão jeans. Da uma olhada nessas inspirações:
02- Moda country para eventos noturnos, baladas, shows e festivais. – Boideira festeira
Agora que já falamos sobre o estilo country para o dia a dia e eventos informais, queremos te dar dicas de looks mais elaborados e fashionistas. Nessa seção vamos trazer ideias para compor looks para shows, baladas, festivais sertanejos, ou outras ocasiões em que você quer ir mais arrumadinha.
Pegando o gancho no último assunto que abordamos no bloco anterior, vamos falar de looks “all jeans”. Atualmente o jeans tem essa versatilidade de transitar entre vários ambientes. Observe as imagens abaixo, e perceba que um vestido jeans combinado com uma bota, ou uma saia com alguns acessórios de estilo country, criam um look perfeito para uma baladinha ou festival sertanejo.
Agora se você quer chegar causando mesmo, nossa dica é apostar em peças de couro ou PU preto. O couro tem um leve brilho, é um material mais encorpado, que traz uma sensualidade mas ao mesmo tempo remete a uma rebeldia. O couro preto foi adotado pelo movimento punk, então tem uma pegada meio rock in roll. Entretanto, quando você combina peças de couro com acessórios de estilo country o resultado é incrível. A mistura do couro com acessórios em prata ou dourado exala personalidade e força. Veja os looks que selecionamos para te inspirar:
Outra tendência do estilo country que nunca sai de moda são as franjas. As franjas permitem compor desde looks mais despojados até produções mais sofisticadas. Veja esses exemplos:
03 – Estilo Folk e estilo boho chic – Boiadeira romântica
A mistura dos estilos boho chic e folk é uma combinação perfeita para criar looks mais românticos, mas com uma pegada country. Essa mistura de estilos é super versátil, você pode usa-la para sair em passeios com a família, em viagens, para ir ao shopping, restaurantes, viagens, festivais de música ou no dia a dia mesmo.
Atualmente é tão comum ver produções incorporando esses dois estilos que eles acabam se confundindo. Entretanto, o estilo folk e boho chic são dois estilos com origens bem diferentes. Vamos entender:
Estilo Folk
As origens do estilo folk são americanas. É um estilo que mistura o estilo da área rural das fazendas texanas com referencias dos povos indígenas americanos. As botas, as fivelas, o jeans, e os chapéus são elementos típicos dos cowboys das fazendas. Já as franjas, tranças, coletes, bijuterias de contas, são alguns exemplos de elementos tipicamente usados pelos povos nativos da América do norte. Essa mistura interessante é a principal referencia do estilo Folk. Veja os exemplos e inspirações do estilo folk:
Estilo Boho chic
Por outro lado, o boho chic é uma tendência de origem europeia, com influências dos povos ciganos que viviam por lá. Os povos ciganos vinham de regiões localizadas na asia central, e tinham um estilo de vida nômade e livre. Esses povos se espalharam pela Europa entre os séculos XV e XX, e foram uma inspiração para o movimento bohemio dos artistas parisienses do século XIX. A palavra bohemia tem origem na palavra Bohemian que é uma das regiões na Ásia, de origem dos povos ciganos.
Então algumas fontes afirmam que boho é a junção das palavras “Bohemian Homeless”, que significa algo como “bohemios sem lar”, em referência ao estilo de vida nômade dos povos ciganos. Outras fontes afirmam também que boho é a junção das palavras Bohemian e Soho, uma vez que Soho é o nome do bairro londrino onde este estilo ganhou força durante os anos 70.
O fato é que o boho é um estilo com influência cigana, e daí vem o uso de elementos como babados, acessórios de prata, tecidos leves, coloridos, estampados e outros elementos artesanais como bordados e rendas.
Mistura do boho e do folk
Os estilos boho e folk começaram a se misturar ainda com o movimento hippie nos anos 70, porque ambas as estéticas estavam em alta nesse período. Mas a verdade é que a mistura de elementos mais pesados do folk como as fivelas, botas, e franjas; com os tecidos mais leves e os toques mais artesanais do boho criam mesmo uma estética belíssima e marcante.
Esse bloco foi pensado para você que quer dar um toque mais rustico nas produções, sem perder a delicadeza e feminilidade. Saias com babados, vestidos levinhos, kimono com shortinho, são várias opções para você se jogar nesse estilo. Veja as inspirações:
Perceba como os tecidos leves e coloridos, bem como os toques artesanais do estilo boho, deixam as produções bem alegres e femininas, mesmo quando combinadas com os elementos mais rústicos típicos do folk.
Essas são as dicas e inspirações que a gente selecionou para você que quer se jogar nessa vibe mais interiorana, sertaneja e se destacar com muito estilo e informação de moda! Já manda esse artigo para suas amigas que também são country girls, pra vocês poderem arrasar juntas por aí. Aproveita que tá por aqui e vem conhecer mais do nosso site, e ver outros artigos de moda, beleza, entretenimento, decoração e lifestile.