Pular para o conteúdo
Início » Entenda o que é a estética messy Girl, grande tendência de 2024

Entenda o que é a estética messy Girl, grande tendência de 2024

  • por
  • Moda
Gray Text Example

Anúncio

A tendência “messy girl” traz uma mistura de algumas tendências e estéticas do passado, principalmente dos anos 90 e 2010. Dos anos 90 vêm referências do movimento “grunge”, e dos anos 2010 referências do “emo”. Nesse artigo vamos te explicar tudo sobre essa tendência, incluindo dicas para incorporar essa estética no seu estilo, caso você se identifique com ela. Então vem comigo!

Maquiagem e cabelo “messy girl”

Maquiagem com cores mais escuras como azul, marrom e preto nos olhos, são a marca da estética messy girl. Para dar um aspecto mais bagunçado, o ideal é a sombra ou lápis esfumado abaixo do olho, como se estivesse levemente borrado.

Gray Text Example

Anúncio

O batom pode ser de tons mais escuros, como marrom, bordô, vermelho, roxo, até tons mais neutros. Não há tanta regra quanto a cores ou quanto a forma de maquiar. Uma das opções é usar o dedo ou um pincel para espalhar o batom, para deixa-lo mais natural e menos marcado e contornado.

Veja algumas inspirações, dos anos 90 a modelo Kate moss, e dos anos de 2010 as atrizes Blake Lively, Leighton Meester e Drew Barrymore:

O cabelo solto e levante bagunçado é ideal para a messy girl. Preferencialmente, um cabelo ondulado, e com volume, para dar um toque mais “selvagem” e rebelde para a produção.

Veja algumas inspirações, da direita para a esquerda, Taylor Momsen, Kesha, e Luiza Sonza:

Looks messy girl, a palavra é autenticidade

Essa estética não tem regras, tudo que for diferente, que for extravagante, divertido, é bem vindo, desde que de maneira equilibrada. Um estilo mais básico e casual, com alguns acessórios pesados e maquiagem marcante também trazem a estética messy girl.

Look básico com acessórios maxi

Para usar a estética messy girl, não precisa necessariamente investir em peças tão diferentes e caras. Você pode transformar os looks básicos, adicionando acessórios mais pesados.  Alguns exemplos de acessórios que transformam completamente o look são maxi colares, maxi anéis, pulseiras de couro ou de metal, cintos de couro, bolsas grandes, meia calça arrastão, rendada ou três quartos, coturnos e botas.

Por volta de 2010 Miley Cyrus sabia muito bem como tirar proveito máximo de peças básicas, acrescentando informação de moda por meio de acessórios. Miley usava um vestidinho básico, ou short com regata e simplesmente transformava o look com cintos, meias e bijuterias. Além disso, ela investia bastante em uma terceira peça, como uma jaqueta, kimono, cardigan ou colete. Veja:

Outro nome muito marcante por volta de 2010 era a atriz e cantora Taylor Momsen, que ficou muito famosa na época por interpretar a personagem Jenny Humphrey na série Gossip Girl. Taylor Momsen era um ícone de estilo, transformava qualquer look de camiseta em um verdadeiro evento, apenas investindo em acessórios e em uma maquiagem marcante. Veja algumas referências de looks dela, que podem te inspirar na tendência messy girl:

Texturas

As texturas são diferentes tipos de tecidos, e acabamentos nas roupas que criam informações de moda, e deixam o look mais interessante. Para a tendência messy girl invista em transparências, rendas, couro, pelo, brilho e jeans destroyed.

Renda e transparência

Como já vimos a renda e a transparência já aparecem bastante nas meias calças. Entretanto, da pra investir em outras peças com essa proposta, porque a transparência simboliza a sensualidade e confiança pessoal, que marcam a estética messy girl.

Selecionamos como inspirações fotografias de Taylor Momsen, e Blake Lively, que também fazia parte do Elenco de Gossip Girl, interpretando aa personagem Serena, que tinha um estilo bem despojado e sensual. Winona Ryder traz uma inspiração dos anos 90, a atriz geralmente aparecia publicamente com maquiagens bem naturas mas com os lápis no olho levemente esfumado. Além disso, ela intercalava entre looks arrumadinhos e outros com uma aparência mais despojada:

Kate Moss foi uma das maiores modelos dos anos 90, e seu estilo pessoal é uma das maiores inspirações para a tendência messy girl. A modelo, tinha o bastante estilo party girl, garota festeira, que é referência para a estética messy girl. Kate era conhecida também por seus looks ousados com transparência:

Mais recentemente, por volta de 2022, a cantora brasileira Luiza Sonza passou a adotar um estilo com uma estética ou pouco mais pesada, que pode ser uma boa fonte de inspiração para a tendência messy girl. Veja como a cantora incorpora recortes e transparência nas produções:

Couro

Como já mencionamos em nosso artigo sobre estilo coutry, o couro preto foi adotado pelo movimento punk, então tem uma pegada meio rock in roll, e remete a uma imagem de rebeldia. Desse modo, peças em couro como jaquetas, calças e saias são uma boa opção para agregar informação de nos seus looks messy girl.

A atriz Drew Barrymore, começou a atuar muito jovem e alcançou a fama em um papel icônico no filme “E.T. – O Extraterrestre”, quando tinha apenas 7 anos. No entanto, durante a adolescência e juventude ala teve uma fase mais rebelde. A atriz tem sido indicada por alguns como uma inspiração para o estilo messy girl. Durante os anos 90 e 2000, peças como jaquetas e calças de couro, eram recorrentes nos looks de Drew Barrymore, veja:

Outra personalidade icônica dos anos 90, que é uma inspiração para a estética da tendência messy girl é a atriz Winona Ryder. Ela aparecia bastante usando jaquetas e outras peças de couro:

Taylor Momsen, as gêmeas Olsen e Lindsey Lohan também tiravam proveito de jaquetas de couro para compor seus looks, e são ótimas fontes de inspiração para a estética messy girl:

A atriz e modelo Lili Rose Depp é uma das maiores referências atuais da tendência messy girl, e ela usa bastante couro em seus looks:

A cantora Luiza Sonza explora bastante a textura de couro em seus looks e figurinos de show. Apesar dos looks da cantora serem um pouco mais exagerados, eles podem ser boas inspirações para a tendência messy girl:

Pelo

Como já mencionamos, Kate Moss é uma das maiores referências da estética messy girl. Um dos itens preferidos dela eram os casacos de pelo. Obviamente atualmente os casacos de pele de animal, não são bem vistos e caíram em desuso. Entretanto, o pelo fake tem sido uma grande tendência dos últimos anos.

Os casacos de pelúcia estiveram presentes também na estética dos anos 2010. Veja as inspirações que selecionamos com as gêmeas Olsen e a cantora Kesha:

Brilho

Nada é mais party girl do que brilho. Logo, o brilho faz muito sentido na estética messy girl. Kate Moss usava vários vestidos de brilho nos anos 90. Inclusive, os vestidos de malha metálica, usados por Moss e Naomi Campbell na primeira foto, voltaram a moda com tudo. A Versace relançou o modelo em novas coleções, e as celebridades como Margot Robbie e Kandal Jenner já foram vistas usando a icônica peça.

O brilho praticamente não sai de moda, mas para te ajudar a se inspirar com a tendência messy girl, separamos algumas referências dos anos 2010:

Destroyed

O jeans destroyed traz uma rebeldia e jovialidade para o look. Então aposte nessa peça para entrar na tendência messy girl.

Apresentamos algumas referências e inspirações para você se jogar na tendência messy girl. Entretanto, o mais importante nesse estilo é a criatividade e autenticidade, então escolha usar o que você gosta, e o que faz sentido para você, as possibilidades são infinitas.

“Messy Girl” Inspirações e problemáticas

Confesso que relutei um pouco para escrever este artigo sobre a tendência “messy girl”. Na minha opinião essa estética pode ser um pouquinho problemática. Isso porque essa tendência resgata um pouco de outras estéticas, como a “heroine chic”. Heroine chic, era a grande tendência da moda nos anos 90, essa estética exaltava corpos magérrimos de modelos que remetiam a corpos de pessoas que eram viciadas em heroína. Além disso, essa estética era marcada por um visual mais bagunçado, o cabelo desalinhado e maquiagem levemente borrada. Era praticamente um visual pós balada, com aspecto levemente cansado de quem teve uma noitada.

Sobre o heroíne chic, não há nem a necessidade de explicar porque essa estética era extremamente problemática. Ela basicamente exaltava a magreza oriunda do vício em heroína e um estilo de vida pouco ou nada saudável.

Então confesso que por este e outros motivos, essa tendência me deixou com um pé atrás.

“Messy girl” não é para todo mundo

Outro dos motivos que me deixou relutante em relação a esta tendência é que ela tem uma pegada de rebeldia bem jovial, de uma forma que pode ficar um tanto cafona em pessoas com mais idade. Não quero ser etarista, mas depois de certa idade geralmente não temos mais tanto esse estilo de vida baladeiro e rebelde, de maneira que querer incorporar isso, mesmo como tendência de moda, pode parecer um tanto forçado e artificial.

A tendência “messy girl”, como muitas que tem surgido no Tik tok e nas redes sociais, é criada por jovens e para jovens. Se você tem mais de trinta, até pode até usar, mas tem que ter cuidado pra não ficar cafona e caricata.

Diferente do estilo “clean girl”, que foi uma grande tendência de 2023, e que trazia um visual polido, e arrumadinho e que podia ser facilmente incorporado por pessoas de diferentes estilos e idades, a tendência “messy girl” requer cuidado. A pessoa jovem, tem brilho e viço natural, para o jovem estar bagunçado pode transmitir um visual de rebeldia. Entretanto, em uma pessoa mais velha a maquiagem borrada e o cabelo desgrenhado podem dar um aspecto indesejado de desleixo e cansaço.

Então lembre-se, não há regras, as tendências estão aí para todos. Porem, tenha equilíbrio e use essa tendência na medida em que considerar adequado para seu estilo de vida.

Messy girl como movimento de libertação e oposição a beleza e pressão estética

Se por um lado, há uma possível problemática nas inspirações da tendência messy girl. Se analisada por outra perspectiva, essa estética também pode trazer pontos interessantes.

A messy girl traz uma estética de rebeldia e também de liberdade. A messy girl, é uma mulher que não se rende as preções estéticas, não tem jeito de boazinha, não é super feminina e comportada.

De certo modo, essa estética traz uma mulher empoderada, que não se importa com o que a sociedade espera dela. Desse modo, a tendência messy girl celebra a singularidade e a autenticidade da mulher moderna.

Portanto, carregar esse estilo é apenas uma questão de equilíbrio. Existe uma clara dualidade nessa tendência. Ela bebe da fonte de referências problemáticas, entretanto, se ela for lida por um prisma contemporâneo, pode ressignificar tendências antigas e modifica-las, para transformar sua estética em um movimento libertário. Um movimento que abraça a imperfeição e celebra a diversidade e autenticidade.

E você gostou da estética messy girl? Conta pra gente nos comentários se você pretende usar esta tendência. Aproveita que está por aqui e veja outros artigos do nosso site.